sábado, 13 de dezembro de 2008

Verdadeiros Campeões!


Há vinte e sete anos o Flamengo conquistava o mundo. Esses caras respeitavam o Manto.
Flamengo, Campeão do mundo e sempre na primeira divisão!

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Traíra?

Prometi que não iria mais falar sobre o futebol profissional este ano. Mas acontecimentos da última rodada do brasileirão e de terça merecem alguma reflexão.
O São Paulo levou o caneco e tornou-se o maior campeão do campeonato Brasileiro. Parabéns aos bambis. São organizados e tem grana, o que define os melhores quando a disputa é por pontos corridos. Não gosto dessa forma de disputa, mas isso é assunto para outro polst.
Mais uma vez o Flamengo entregou o ouro. Ajudado pelo botochôro, se tivesse feito a sua parte estaria na Libertadores. Mesmo com toda a palhaçada que proporcionou aos seus fanáticos torcedores, o time ainda tinha chances de se classificar para a competição mais importante do continente. Pensando bem, o ano não poderia acabar de forma diferente dentro das quatro linhas. Se tivessem conquistado a vaga, estariam arrotando qualidades que certamente não possuem.
Por sempre se preocupar com o próprio rabo, não acredito que os flamenguistas se contentaram com o rebaixamento dos molambos. Uns e outros até conseguiram, mas não acho que havia motivo algum pra comemorar. O maior derrotado do Rio foi o mengo. Mesmo tendo caído, uma grande tragédia, o time do Vasco não era bom mesmo, brigou na parte de baixo da tabela o campeonato todo. O flu não se recuperou do Vice do ano e os cachorros ainda foram bem demais. O Flamengo perdeu o Hexa e a vaga, com time para as conquistas. Conseguiu perder pra ele mesmo, pros seus desmandos e toda aquela história que a gente já sabe. Torci pela queda do Vasco, mas não fiquei feliz, tenho amigos vascaínos e sei que agora não é hora de zuar, isso fica pra depois.

O grande assunto dessa terça foi a transferência do Ronaldo Fenômeno para o Corinthians. Evidente que como jogador profissional, essa pessoa tem o direito de ir pra onde bem entender. Mas algumas coisas devem ser ditas.
Pode ter sido bom pra gente. No Flamengo existe muito oba-oba. Qualquer gol contra o bambala seria uma grande festa. E ainda não sabemos como ele jogará, é uma aposta. Só o tempo irá responder essa questão. Como jogada de publicidade é inquestionavelmente um bom negócio, mas esse departamento esteve de férias no flamengo nos últimos 20 anos.
Enquanto os detalhes da negociação não forem revelados (se é que serão), não será possível saber o que motivou a escolha do atacante. O que sabemos é que a diretoria sentou e esperou que o cara assinasse o contrato, não o procurou da forma correta, achou que o negócio estava sacramentado por declarações como esta: "Tenho várias propostas, mas o Flamengo é o meu favorito e está na pole position. Quero merecer estar na Gávea, estar à altura de vestir a camisa rubro-negra." (27 de outubro de 2008).
Só acho que o referido jogador deveria informar o clube e a torcida que o acolheram em um momento difícil de sua carreira. Chega e fala: “ta rolando isso, vocês não me procuram, lá vai pingar um “cacau” grosso e eu to querendo ir, vocês tem aí alguma coisa parecida pra me oferecer?”. Sendo a resposta negativa do clube, marca uma coletivazinha, joga pra galera, diz que lamenta e que espera um dia envergar o manto, mostra um pouco de respeito pelos irmãos de time (já que sempre afirmou ser rubro-negro).
No Flamengo ele teria tratamento VIP, seria a grande estrela e ninguém da torcida o criticaria, simplesmente teria carta branca. “O que vier é lucro”. No timão não sei. Na segunda contusão já começarão os questionamentos. Veremos se a imprensa paulista soltará os mesmos foguetes que soltou hoje, após as primeiras noitadas, contusões e falta de motivação. No Flamengo não existiriam questionamentos. Em São Paulo haverá.
A desculpa do ex-atleta não pode ser esportiva, não há grande diferença entre Flamengo e Corinthians. Ambos não possuem estádio e mandam seus jogos em campos municipais. A estrutura fora do campo é quase igual, o timão não aparece no noticiário paulista por ter um grande CT, se tivesse um, a Band mostraria todo dia com comentários do Neto e do Godói, com o Luciano do Vale e o Cleber Machado de guias. Com o fim da grana da máfia russa, o time paulista passou por dificuldades financeiras e acabou na série B, como nessa divisão a exigência financeira é menor, não passou por dificuldades esse ano, mas ano que vem não se pode garantir finanças equilibradas. Situação parecida com o a do Fla. Sem falar que time por time, o do flamengo ta melhor. A desculpa não poderá ser esportiva.
Acho que fator determinante na escolha do cidadão foi a questão Nike e Fla. A empresa de material esportivo e o clube carioca encerraram casamento de forma nada amigável. Ações na justiça resolverão o caso. O jogador tem contrato vitalício com a empresa e a mesma estampa sua marca na camisa (com muitas estrelas, mas sem nenhuma que representa a Libertadores) do clube paulista. Imagino que nunca saberemos, mas parece claro que rolou uma pressão da marca para a escolha do time. Não seria nada interessante para a empresa ver seu garoto propaganda estampando a marca da Olímpicos (empresa que provavelmente será a fornecedora de material esportivo do mengo ano que vem).
Na humilde opinião deste que vos escreve, o erro do ex-atleta foi não respeitar o Flamengo e sua torcida. Qual o objetivo dessa pessoa em desmentir, com um telefonema para a diretoria, o início dos contatos com o clube paulista? O Flamengo o acolheu, gastou dinheiro e tempo com essa pessoa. A torcida deu carinho, amor, coisa que há muito não recebia. Consideração com quem lhe estende a mão em horas difíceis e um dos princípios das pessoas com caráter. A cada atitude tomada, fica evidente que esta qualidade não aparece na lista das que o atacante possui.
O que o rapaz ganhou com isso? O ódio de boa parte da nação (única) e o título de persona non grata na Gávea. Agora ele é execrado pelos seus, traiu sua nação. Nem mesmo apareceu para se despedir e agradecer ao Flamengo, que abriu as portas para ajudar na sua recuperação. Pra fazer isso, ele poderia ter ido se recuperar no São Paulo, lá tem mais estrutura, não tinha nenhuma necessidade de pintar na gávea e sair sem dar uma explicação.
Respondendo à pergunta-título do polst, é traíra sim, não por ir jogar em outro clube, mas por fazer declarações mentirosas e pela forma como conduziu o negócio.
Só posso desejar ao ex-atleta que ele se quebre rapidamente. E que sua próxima contusão seja a mais grave que esse “mau caráter de olho junto” já experimentou.
RONALDO VAI SE FUD********, O MEU FLAMENGO NÃO PRECISA DE VC !!!!!!!!!!!!

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Hora de ajudar!

Qualquer coisa agora é muito. Não importa a maneira. Vamos ajudar!!!

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Só ano que vem! - Parte Final.

O Brasileirão ta quase no fim, falta uma rodadinha e o Flamengo conseguiu perder o campeonato mais fácil dos últimos anos. E o time podia ter poupado a torcida do papelão de hoje. Vai saber o que da nesses caras.
O ano que vem deve começar hoje, a diretoria deve procurar o novo técnico e tentar fechar logo com os reforços, sem falar nas dispensas. Seria uma barca gigante, mas de cabeça quente não adianta fazer nada. Os comandantes têm que ter calma, mas exigir isso da massa é demais. A torcida tem todo o direito de protestar, e isso não faz de ninguém menos Flamengo, como alguns tentam pregar. Culpar parte da torcida pelas derrotas não é sensato e nem justo. A galera fez sua parte como sempre. A torcida não joga, ajuda a ganhar, mas não joga. Se o cara não agüenta uma vaia, não pode vestir o Manto.
Parece que os bambis vão levar o caneco. Além de passar essa vergonha toda durante o campeonato, ainda vamos perder a hegemonia de títulos brasileiros. Precisamos de estrutura urgente!
Só pra piorar um pouco a situação, parece que a mulambada vai escapar da segundona. O que deve ta rolando de mala branca, preta e etc. não ta escrito no gibi. Sem falar na grande disposição da arbitragem em proteger o grande ameaçado. Não sei se seria bom o Vasco cair, mas não posso negar que to torcendo para que eles freqüentem divisões subalternas ano que vem.
Falando em segundona, os gambás voltaram. Minhas sinceras congratulações. Que essa "grande" conquista se repita muitas outras vezes.
Parabéns aos que se deram bem esse ano. Pra mim deu, acabou a paciência. O futebol profissional volta a ser assunto nesse blog no ano que vem...