terça-feira, 22 de junho de 2010

Comentários Copa!

A segunda rodada da primeira fase da Copa do Mundo acabou hoje. Essa tem sido a Copa das surpresas. As mulheres lideram os bolões e os caras que estão acertando os resultados são acusados de não entender nada de futebol. Ficam revoltados, mas a afirmação tem um fundo de verdade... Quem iria imaginar o empate entre Itália e Nona Zelândia? Na Copa das Confederações a seleção da Oceania apanhou de todo mundo e nesse mundial já conseguiu dois empates.
No Grupo A, mesmo com a torcida de quase todo o planeta e das vuvuzelas, a África do Sul precisa de um milagre para avançar. Nesse grupo está a maior decepção da Copa. A França está virtualmente eliminada e ainda não fez nem um golzinho. A crise se instalou por lá e pode ser que alguns jogadores não entrem em campo contra a África do Sul em protesto pelo afastamento de Anelka. Entre nós, a única coisa bonita que a França mostrou nessa Copa foi o seu hino nacional. Uruguai e México agradecem e duelam no que pode ser o “jogo de compadres” da Copa. Um empate classifica ambas as selações às oitavas de final. Só a definição de quem enfrenta a Argentina pode dar alguma emoção ao jogo. Meu palpite é que faltando uns vinte minutos, sabendo que a vaga está garantida, o México saia um pouco para tentar escapar dos hermanos nas oitavas.
O grupo B não apresentou muitas surpresas. A Argentina sobrou e só uma tragédia os tira das oitavas. A segunda vaga será decidida entre Coréia do Sul e Grécia. A Grécia precisa ganhar da Argentina para se classificar. A Coréia pega a eliminada e desmotivada Nigéria. Meu palpite é que Passa a Coréia.
O gurpo C também apresentou grandes surpresas. O desempenho pífio da Inglaterra pegou muita gente de surpresa e a performance da Eslovênia também. As duas seleções européias duelam na última rodada e os eslovenos jogam pelo empate parta se classificar. As chances da Inglaterra cair na primeira fase são reais, principalmente pelo futebol paresentado até agora. O empate com a Argélia msotrou isso muito bem. Todos os quatro tem chances de classificação. Sem palpites para esse grupo.
O grupo D também pode derrubar uma grande seleção logo na primeira fase. Depois de um começo promissor, a Alemnha perdeu para a Sérvia e se complicou. Joga com Gana na última rodada, os “estrelas negras” perderam a chance de se classificar empatando com a Austrália, mas ainda jogam pelo empate para garantir a jaga nas oitavas. A Sérvia, minha grande aposta antes da Copa, joga por uma vitória simples contra a Australia para avançar. Meu palpite é que se classificam Sérvia e Alemanha.
No grupo E a Holanda se classificou sem muitos problemas, mas não apresentou o futebol que o mundo esperava. O jogo vistoso das eliminatórias e amistosos ainda não foi apresentado no mundial. Sneijder, meia da Inter de Milão, já afirmou que o importante é ganhar os jogos. Portanto, não devemos esperar mais espetáculo de ninguém, nem mesmo dos holandeses. A ausência de Robben também fez diferença. Machucado, o craque da seleção holandesa desfalcou o time nas duas primeiras rodadas e deve se poupado na terceira. A segunda vaga está entre Dinamarca e Japão. Como as seleções ainda se enfrentam teremos mais uma disputa direta em jogo da terceira rodada. A Holanda é meu segundo time, depois do Brasil. A segunda vaga deve ficar com a Dinamarca. Camarões que decepcionou. Outra vez de fora da parte mais importante da festa, mesmo com Samuel Eto’o.
O grupo F Apresenta a surpresa Paraguai como líder. Num grupo com a Itália, poucos esperavam a liderança do selecionado sul-americano. Inesperado, mas nem tanto. Chega a ser tradição italiana ir mal na fase de grupos das Copas. Em 1982 se classificaram empatando com Polônia, Peru e Camarões, para depois eliminar Argentina e o super favorito Brasil. Foi a campeã. Porém, o time está envelhecido e não apresenta muita chance de melhora. Todos do grupo ainda podem se classificar. Tudo ficou para última rodada. Palpite: Paraguai e Itália.
O grupo G é o do Brasil. Após uma estréia tímida, o escrete canarinho se apresentou convincentemente contra Costa do Marfim. O 3 x 1 classificou o Brasil para as oitavas de final. Após empatar com os “elefantes” no primeiro jogo, Portugal goleou a Coréia do Norte por 7 x 0 e colocou um pé nas oitavas. Joga contra o Brasil na última rodada para definição de primeiro e segundo do grupo. Mesmo pegando a Coréia, Costa do Marfim precisa de um milagre para se classificar. Brasil e Portugal avançam.
A badalada Espanha está no grupo H. Chegou com muita confiança, favorita e novamente perdeu em hora decisiva. O carrasco da vez foi a Suíça, conhecida desde sempre por atuar defensivamente. A surpresa é o Chile. Lidera com duas vitórias e decide a vida contra a própria Espanha na última rodada. Mesmo tendo vencido as duas primeiras partidas, o Chile corre sério risco de ficar de fora das oitavas, isso porque ganhou de Honduras pelo placar mínimo. O saldo pode ser decisivo na definição desse grupo. A Suíça depende de uma vitória por dois gols sobre Honduras. Não depende de mais nada. O empate basta ao Chile contra a Espanha. Vitória simples dá a vaga à Fúria. Não custa lembrar que esse grupo enfrenta o grupo do Brasil nas oitavas de final. A chance de um Brasil x Espanha logo agora não é pequena, mas a Espanha pode ficar de fora ainda.

Falando um pouco mais do Brasil, o primeiro jogo não foi dos melhores. No segundo foi possível encontrar evolução, principalmente no jogo do Kaká, que foi expulso injustamente. Tudo bem que foi injusto, mas um cara da experiência e da importância dele não pode agir como um menino, tem que ter a cabeça no lugar. Até o Felipe Melo fez um bom jogo contra Costa do Marfim. E o Luiz Fabiano fez o gol mais bonito da Copa, não acho que sairá um gol mais bacana que o dele no mundial.

Mesmo com tudo isso, o futebol ficou um pouco de lado pelas reações do Dunga na beira do campo e na entrevista coletiva. Não podemos esquecer que bater no Dunga é o esporte favorito da imprensa desde 1990. Falaram do jogador, do caráter, da falta de educação, das roupas e até da filha dele. Quando foi o capitão do tetra xingou a taça do mundo, como se jogador não falasse palavrão o tempo todo. Na comemoração do primeiro gol contra a Costa de Marfim, Robinho virou para a câmera e mandou: ”cara***, por**”. Ninguém disse nada. Da boca do Robinho deve ser bonito o palavrão.
A reação na coletiva vem da defesa natural que ele teve que desenvolver durante esses 20 anos de pancada. Não acho que seja certo fazer o que Dunga fez, mas entendo as reações dele contra a imprensa. Claro que poderia ter sido evitado, mas entendo. Não podemos esquecer que o jornalista que gerou toda a polêmica é da globo. As outras emissoras estão em festa. Acabaram os privilégios da “poderosa” nessa nova era Dunga, a falta de educação agora é para todos de forma igual.srrsrsrs Boa análise sobre o caso foi feita pelo jornalista Juca Kfouri em seu blog: “Parabenizo-o (Dunga), ainda, por, quem sabe, fazer do jornalismo esportivo global algo mais crítico, menos CBF, menos entretenimento e mais jornalismo mesmo, porque, certamente, jornalismo não torce. Nem distorce, é claro. Ah, e continuo apostando que a Seleção do Dunga será campeã mundial aqui na África do Sul.”
Para finalizar, publico aqui no blog minha estréia no jornalismo esportivo. A pedido do amigo Mateus*, fiz um pequeno texto falando a vitória do Uruguai em cima da África do Sul para o Jornal de Brasília. Publico o texto original, o que saiu no jornal teve algumas mudanças devido a questões de diagramação e espaço. Aí vai a letra
Jogo com domínio uruguaio,muita movimentação e poucos lances reais de gol. Assim foi África do Sul 0 x 3 Uruguai. As duas seleções entraram em campo fechadas e buscando o contra-ataque. Sem a mesma força da estréia, os Bafana Bafana cederam espaços aos uruguaios e aproveitando um dos vacilos do sistema defensivo da seleção africana Diego Forlán abriu o placar. Com o gol o Uruguai passou a exercer tímido domínio, aproveitando desespero que tomou conta do selecionado africano. O segundo tempo começou com o Uruguai buscando o segundo gol. Mesmo apoiados pelo estádio lotado e pelas vuvuzelas, a seleção africana não teve forças para buscar sorte melhor. Suas limitações ficaram evidentes e o pênalti convertido por Forlán acabou com qualquer esperança de virada. O resultado parece ter selado o destino dos anfitriões na Copa, que certamente ficará mais sem graça sem os Bafana Bafana. Mas como esperar outro resultado com Parreira no banco?

* Mateus é mineiro de nascimento, de BH. Mora em Brasília e o conheço daqui, por isso foi chamado de brasiliense em polst anterior. Valeu, manolo!

sábado, 19 de junho de 2010

Saramago.

A Copa do Mundo nem esquentou ainda, mas parece que nada mais importa mesmo. Na manhã do dia 18 de junho faleceu o escritor José Saramago e a mídia não deu a devida atenção ao assunto.
Tudo o que escrever aqui não vai conseguir expressar exatamente o que o escritor significou ao seu tempo e o que passa a representar agora, provavelmente só mesmo o tempo vai conseguir fazê-lo.
Olhando alguns sites que deixaram a Copa um pouco de lado para noticiar o ocorrido, encontrei três frases de Saramago que achei sensacionais. Transcrevo aqui nesse blog e assim homenageio o vencedor do prêmio Nobel de Literatura no ano de 1998 e de um prêmio Camões - a mais importante condecoração da língua portuguesa.
“Todos sabemos que cada dia que nasce é o primeiro para uns e será o último para outros e que, para a maioria, é só um dia mais”.
“Se tens um coração de ferro, bom proveito. O meu, fizeram-no de carne, e sangra todo dia”.
“O que as vitórias têm de mau é que não são definitivas. O que as derrotas têm de bom é que também não são definitivas”.

terça-feira, 15 de junho de 2010

É hoje!

"Gol de placa, de trivela, no cantinho, pra desempatar
É de letra, de cabeça, bicicleta, pra comemorar
A bola vai rolar! Entre a camisa e o coração!
Grito la do fundo então.
É campeão! É campeão!
E quando ela rola, o mundo para, só na torcida sem respirar
E quando ela passa pelo goleiro, o Brasil inteiro vai comemorar!
Comemorar! Comemorar!
The waving flag
The waving flag"

sexta-feira, 11 de junho de 2010

O dia dos namorados está aí. A pessoa mais amarga pode dizer: “é só mais uma data para movimentar o comércio”. É um argumento poderoso. Depois da virada do ano, carnaval, Páscoa, dia das mães, o dia dos namorados é um dos momentos em que as vendas aumentam. É fato que o comercio se aquece com o dia dos namorados, mas as relações também se aquecem.

Quem está namorando fica na expectativa do presente. O comércio e os motéis agradecem. Quem não está namorando fica de fora da festa. Quem sabe no ano que vem...

Imaginem aquele casal que está se enrolando faz tempo. Sete, oito anos juntos e nada de casamento. Uma data como essa é importante para dar uma animada no casal. A escolha e a expectativa pelo presente dão nova vida para a relação.

Tenho alguns bons amigos casados, outros que já acharam a menina certa e alguns que, como eu, ainda estão procurando a sua “tampa da panela”. Uns procuram com mais afinco que outros hehehehe.

Para todos esses casos, a música do nenhum de nós que segue é um bom conselho. Fazer o que a canção diz não garante sucesso, mas imagino que deve ajudar bastante.

Feliz dia dos namorados!!!


Deixamos pra depois uma conversa amiga
Que fosse para o bem, que fosse uma saí­da
Deixamos pra depois a troca de carinho
Deixamos que a rotina fosse nosso caminho
Deixamos pra depois a busca de abrigo
Deixamos de nos ver fazendo algum sentido

Amanhã ou depois, tanto faz se depois
For nunca mais... nunca mais

Deixamos de sentir o que a gente sentia
Que trazia cor ao nosso dia a dia
Deixamos de dizer o que a gente dizia
Deixamos de levar em conta a alegria
Deixamos escapar por entre nossos dedos
A chance de manter unidas as nossas vidas

Amanhã ou depois, tanto faz se depois
For nunca mais... nunca mais

Copa do Mundo!

A Copa do mundo começou. Muito inteligente esse negócio de quatro anos entre uma e outra. O tempo faz a expectativa aumentar e o clima da Copa toma conta de quase todos de quatro em quartro anos. Até quem não gosta de futebol se rende aos encantos da Copa do Mundo.
Não preciso nem avisar que o tema do blog nesse mês será o futebol, não é?
A Copa do mundo é a única chance que eu tenho de torcer junto com meu pai, torcemos por times rivais, durante o torneio existe uma trégua heheheheh
A primeira Copa do mundo de que me lembro foi a de 90, na Itália. O fiasco brasileiro acabou nas oitavas de final, com derrota para os argentinos. Nem vi a final.
Em 94 acompanhei tudo, com álbum de figurinha e tudo. Assisti a primeira fase em Brasília e as fases finais em São Tião. Sempre rolava uma festa nos jogos. As quartas e a final foram na tia Letícia, a semi lá em casa. Ganhamos nos penalts.
Em 98 acompanhei a todo o torneio em Brasília e só fui para São Tião na final. O traíra amarelou e perdemos para a França. Até hoje acho que essa viagem deu azar.
Em 2002 não cometi o mesmo erro. Vi o primeiro jogo em São Tião e o resto todo da Copa em Brasília. Sentado do lado direito do sofá que ficava no meu quarto. Lembro que nos oitavas de final enfrentamos a Bélgica. Um amigo reuniu uma galera embaixo do seu bloco para ver o jogo. O primeiro tempo acabou sem gols, não pensei duas vezes, voltei para casa e ao sentar no sofá o Brasil marcou o primeiro gol do jogo. Ganhamos da Alemanha na final.
2006 foi complicado. Vi tudo aqui em brasília. A única coisa bacana foi o bolão que ganhei junto com uns amigos daqui. Outra vez a França no caminho...
Essa Copa de 2010 não é apenas um evento esportivo. Ontem pude perceber isso assistindo à festa de abertura. O evento é emblemático por toda a história da África do Sul. Espero que essa Copa seja um grande passo para uma grande revolução em todo continente africano. A campanha “One Goal” é o primeiro passo. Educação para todos... A alegria dos sul africanos é emocionante e contagiante. Torço muito para que eles consigam uma sociedade mais justa e sem preconceito de verdade.
Agora em 2010 espero pelo bi e pelo hexa. O bi do bolão, entramos novamente, e o hexa do Brasil. Confio no Dunga. Acho que vai ser sofrido, mas estou confiante. Que venha o HEXA!!!


Somos milhões em ação. Pra frente, Brasil
No meu coração
Todos juntos vamos, pra frente, Brasil
Salve a seleção!
De repente é aquela corrente pra frente,parece que todo Brasil deu a mão
Todos ligados na mesma emoção,tudo é um só coração
Todos juntos vamos,pra frente Brasil,Brasil!
Salve a seleção!
Todos juntos vamos,pra frente, Brasil!!!
Salve a seleção!

Esse enfeite em uma cidade do Brasil mostra que não é só o país organizador da Copa de 2010 que precisa de melhorias na educação e em outras áreas. O país que vai organizar a Copa de 2014 também tem muito o que fazer. E não são estádios...

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Pouca Vogal.


Todos que me conhecem sabem que minha banda preferida é Engenheiros do Hawaii. Gosto tanto que quem convive comigo acaba gostando um pouco também, nem que seja de uma música apenas.
Há algum tempo, Humberto Guessinger anunciou que ia dar um tempo com os Engenheiros do Hawaii para se dedicar a outro projeto, o Pouca Vogal.
O projeto de nome estranho é uma parceria com Duca Leindedecker, vocal da banda Cidadão Quem. Os sobrenomes com poucas vogais geraram o nome do protejo. Guessinger + Leindedecker = pouca vogal.
Hoje, dia 10/06/2010, eles estarão aqui em Brasília para mostrar esse novo trabalho. Como não poderia deixar de ser, Carlos Maltz, ex-baterista e fundador do engenheiros, faz participação mais que especial.
Prometo que um dia eu explico melhor esse gosto pela banda gaúcha. O fato é que acabo acompanhando tudo que Humberto faz por gostar de sua banda original e por achar que as coisas que ela faz sozinho não são muito diferentes das que ele faz sob o nome Engenheiros. Sabe aquele flamenguista que quer saber a opinião do Zico sobre o vazamento de óleo no golfo do México, sobre a Faixa de Gaza, é mais ou menos isso.
Logo mais estarei conferindo o novo trabalho do cara. Não sei porque, mas tenho quase certeza que vou gostar.
Aqui vai a letra da música que mais gostei desse novo trabalho. Quem sabe você não se anima e da uma forcinha pros caras também. Aquele abraço...

Tententender
Composição: Duca Leindecker / Humberto Gessinger

Se eu disser que vi rastejar
A sombra do avião feito cobra no chão
Tententender minha alegria
A sombra mostrou o que a luz escondia
Se eu quiser ser mais direto
Vou me perder melhor deixar quieto
Tententender, tentenxergar
O meu olhar pela janela do avião

Que amor era esse
Que não saiu do chão?
Não saiu do lugar
Só fez rastejar o coração

Se eu disser que tive na mão
A bola do jogo, não acredite
Tententender minha ironia
Se eu disser que já sabia
O jogo acabou de repente
O céu desabou sobre a gente
Tententender, quero abrigo
E não consigo ser mais direto

Que amor era esse
Que não saiu do chão?
Não saiu do lugar
Só fez rastejar o coração

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Explicações, esclarecimentos e agradecimentos...

Vocês devem ter percebido a leve mudança no tom de alguns textos anteriores. Coisas que acontecem na vida acabam influenciando nossa forma de pensar e enxergar o mundo. Aos poucos tudo vai voltando ao normal, inclusive os textos heheheheheh.
Mudando radicalmente de assunto, acompanhei com atenção à repercussão da volta do Galinho ao Mengão. Alguns especialistas julgaram essa atitude do “deus” como corajosa e perigosa. Sair da sua cômoda posição de ídolo maior do Flamengo para “dar a cara para bater” é realmente um ato de coragem, mas quem é Flamengo sabe que não há perigo algum. O que o jogador Zico fez ninguém vai conseguir apagar e a torcida não vai esquecer jamais. Não existe a possibilidade da torcida se voltar contra o Zico. Só quem não sabe o que é o Flamengo imagina que isso poderia acontecer. Estamos com Zico e acreditamos na sua força e em seu trabalho. Sempre terá o nosso apoio.
Gostaria aproveitar e agradecer a dois amigos que sempre estão por aqui. Obrigado, Gui, pela força aqui no blog. Obrigado, Dedeu, pela força no blog e pelo ombro amigo nas horas amargas e doces também.
As postagens não serão mais tão frequentes, prometo aos meus poucos leitores tentar arrumar tempo para não deixar o blog morrer...
P.S.: Agradeço ainda ao Amigo brasiliense Mateus. Esse também cede seu ombro nas horas boas e ruins...