quarta-feira, 28 de julho de 2010

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Só para a freguesia recordar...


Há exatos quatro anos nosso rival cumpria sua sina de ser vice do Mengão. O Flamengo conquistava o bicampeonato da Copa do Brasil e mantinha série de vitórias em finais sobre a mulambada que dura até hoje. São 22 anos perdendo pro Fuderosão em finais. Alguém ainda acha que um dia isso vai mudar???
Parabéns, Mengão.

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Dia mundial do rock.

"Em cada buraco que eu entrava
Eu cavava e não cabia
Toda porta em que eu batia
Tava fechada, ninguém abria
Em cada esquina que eu parava

Eu falava, ninguém ouvia
Toda sarjeta em que eu caía
Eu rolava e não dormia

Vou sair
Não vou mentir
Eu não sou um bom lugar
Aqui eu já não fico mais
Vou mudar

Não vou parar
Não quero mais ficar assim
Eu vou começar por mim


Em cada espelho que eu olhava
Eu procurava e não me via
Toda gaveta em que eu mexia
Não tinha nada, tava vazia
Em cada rua que eu passava

Eu perguntava pra onde eu ia
Toda placa que eu seguia
Tava errada e eu me perdia

Vou sair
Não vou mentir
Eu não sou um bom lugar
Aqui eu já não fico mais
Vou mudar

Não vou parar
Não quero mais ficar assim
Eu vou começar por mim"
Branco Mello/ Tony Bellotto

sexta-feira, 9 de julho de 2010

2014 e Bruno. Existe relação?


Ontem foi realizada na África do Sul a cerimônia de lançamento oficial da logomarca da Copa de 2014 no Brasil. Digamos que foi o pontapé inicial do evento, visto que por aqui não há ainda movimento algum. O show de gravação do DVD do Skank no Mineirão, foi o último evento do estádio antes das obras para a copa, é o lugar mais adiantado em relação às reformas e elas ainda nem começaram. Em Brasília nada foi feito ainda, na Bahia também não, São Paulo nem estádio tem para a copa e por aí vai.
Achei o logo bem bacana, representa o que interessa na Copa, que é a taça do mundo. O mais engraçadinho já comentou que é bem a cara do Brasil mesmo, muitas mãos no que é alheio. Essa preocupação é justificável, obras serão necessárias e dinheiro público será utilizado. O Presidente Lula prometeu transparência e a população toda tem que ficar atenta. Fiscalização. Serão muitas obras e sabemos que esse é o artifício mais usado pra quem está mal intencionado.
A festa que deixou a desejar. Faltou representação da nossa diversidade. Tinha até japonês no palco e nenhum negro. E ainda temos a cara de pau de falar que não existe racismo no Brasil...
Aqui o título do texto merece explicação. Aproveitei para misturar assuntos bem distintos inspirado numa notícia do portal de esportes Lancenet. Em linhas gerais e com tom sensacionalista que o caracteriza, o portal noticiou que Bruno estava preocupado por ter perdido qualquer chance de disputar a Copa de 2014. Não sei se é verdade, mas acho que ele deveria ter outras preocupações nesse momento.
Esse caso me levou a pensar em várias coisas, mas em principalmente duas. A qualidade da formação dos jogadores no Brasil e o papel da imprensa em certos casos.
Só para ficar bem claro, quem cometeu crime ou não foi o cidadão Bruno. O nome dele não é Bruno o goleiro do Flamengo. Se o crime tivesse sido cometido pelo jardineiro do clube a cobertura seria bem diferente, ou nem teria cobertura. A página policial deve ser usada nesse caso e não a de esportes. Um funcionário do Flamengo é suspeito de ter cometido um crime, o clube não tem responsabilidade nenhuma. O que o atleta faz fora do clube é problema seu. O noticiário não deveria utilizar a imagem do Flamengo nesse caso. Mas o Flamengo vende mais, não é? Se a mídia fosse flamenguista como alguns idiotas pregam, a imagem do clube seria poupada num caso desses. O que não foi feito por órgão nenhum de imprensa desse país. Vender a qualquer custo, esse é o lema do jornalismo brasileiro. Olha que eu nem falei das especulações. E também não disse que indício não é prova. Nem vou falar do tanto de besteira que esses jornalistas falam sem conhecimento nenhum, no chute.
Todos sabem que sou Flamengo, mas esse não é o motivo do texto. Se fosse o goleiro do Vasco passando por isso escreveria a mesma coisa. A instituição não tem responsabilidade nas atitudes de seus empregados quando estes não a estão representando. Esse é o ponto central.
Outra questão é a forma como esses atletas não são preparados para nada. O cara tem que jogar, correr, pensar o jogo todo, mas não é preparado para vida. O Bruno teve uma chance de ouro. Conseguiu ser profissional e relativamente bem sucedido, ganhando bem mais que a maioria da população brasileira. Mas nunca teve cabeça boa. Tudo bem que a tal Eliza deve ter feito o diabo com ele, atormentado até dizer chega, mas não é motivo pra sumir com a mulher. Não estou falando que Bruno é culpado. Isso cabe ao poder judiciário, não à imprensa. Pela segunda o crime já esta resolvido e o cidadão merece a pena máxima. Importante destacar que se for constatado o assassinato, o crime será julgado no tribunal do júri e esses jurados provavelmente estão vendo toda a repercussão. Difícil a tarefa do advogado dos indiciados.
Provavelmente Bruno vai assistir a Copa de 2014 na cadeia, se liberarem os jogos para a galera do presídio. Não deveria se preocupar se vai poder estar em campo ou não.
O tempo passa rápido e a copa de 2014 vai chegar rápido. O Brasil precisa de estrutura dentro e fora de campo. Essa é a lição do ano e da Copa de 2010.

sábado, 3 de julho de 2010

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Vergonha na Cara!

Gostei da atitude dos jogadores nas entrevistas após o jogo de hoje. Mostraram que tem vergonha na cara. Mesmo Felipe Melo. Faltou ao volante a consciência de saber que fez merda, tirando isso falou bem. Júlio César parecia carregar o peso do mundo nas costas. Kaká também.

Quase sempre esquecemos que do outro lado tmabém tem gente, carne, osso e sonhos como os nossos. Mereceram e tem minha torcida daqui pra frente.

A letra que segue foi tirada do blog do Rica Perrone, é exatamente o que penso do Dunga
"Meu caro Dunga;
Você aceitou um cargo que não era seu. Mas, corajoso como sempre foi, topou o desafio. E ele era maior do que vencer ou perder a Copa, pois resgatar a valorização da camisa do Brasil significa muito mais que isso.
E assim, daquele seu jeitão sutil como um trator, foi conseguindo. Formou um grupo, meteu a cara, assumiu a bronca e peitou até a Globo e a CBF. No seu time, manda você. Ninguém duvida.
Errou, acertou. Mais acertou do que errou, vide resultados e bom futebol nos momentos mais dificeis. Perdeu, ganhou, como o futebol permite a todos.
Assumiu mais responsabilidade do que deveria, quando tirou dos jogadores o foco e chamou pra si a briga com a imprensa, que claramente tinha uma boa parte torcendo contra, alguns até declarados.
São brasileiros que respeito, mas que prefiro ignorar. Pra mim, quem torce contra o seu país numa Copa não entende o que significa a Copa. Mas, cada um, cada um.
Você errou, ao meu ver, em não levar o Ganso. Mas confesso, vendo hoje a derrota, que não mudaria nada. Você acertou em bancar seu grupo e ir com ele até o fim. Você ganhou os caras, e isso é fundamental pra um comandante.
Hoje, quando eu tenho certeza que tiraria um volante pra meter um atacante, seu jogador te fodeu. E eu sinto por você ter errado em confiar nele, mas sinto ainda mais pela sacanagem que ele fez contigo.
Eu vou na contra-mão da maioria. Sou seu fã, sempre fui, antes da Brahma, muito antes, e o histórico do blog não deixa a menor dúvida. Compro briga por você há 4 anos, e não me arrependo de nenhuma delas.
Você errou em alguns casos. E tenho certeza que sabe disso. Como também sabe que esquecerão seus acertos todos em virtude destes erros.
Sei que você não será covarde de ir na TV dizer que seus jogadores sumiram do jogo quando precisavam, e inclua nisso 3 dos inquestionaveis titulares do povo: Kaka, Robinho e Luis Fabiano.
Assim como errou Julio César, incontestável melhor goleiro do mundo.
É a vida, é o futebol.
Agora, tudo nas suas costas, como sempre.
Mas saiba, professor, que aqui no Brasil as coisas mudaram. Seu time chorou quando perdeu, seu time correu, seu time tentou. Errando, acertando, mas com vergonha de perder o jogo. E isso é fruto do seu trabalho.
Aqui, ninguém ignorou a copa. Aqui, todos vibraram! Ao final do jogo, as pessoas ficaram tristes, não com ódio.
Aqui, torcemos como não torcemos em 2006. Resgatamos parte da nossa paixão por este camisa, que você tanto honrou em 94 e 98.
Agora você vai passar meses ouvindo muita critica justa, outras absurdas. Mas não vai ligar, pois há 20 anos você convive com isso.
Sua postura ao não condenar Felipe Melo ao final do jogo é do tamanho do seu caráter, que muitos questionam, e eu sou capaz de meter minha mão no fogo por ele.
Te respeito, te admiro, torço a favor e sei que sua carreira de técnico será vitoriosa, como já vem sendo.
Você é um mal criado de merda, mas levantou a taça em 94 e fez o que muitos duvidaram que alguém faria na seleção.
Com você não tem cadeira cativa. Com você eles honram a camisa. E não será meio-tempo ruim que mudará minha avaliação de 4 anos de trabalho.
Valeu, professor!
Aprenda com os erros, como sempre fez, e em breve o filme se repetirá. Você conhece o roteiro: Vilão, herói, vilão, herói.
A próxima é herói.
Obrigado pelo esforço, pela coragem e pela dedicação.
Se você não era técnico, como muitos diziam, garanto que fez muito mais do que alguns ótimos técnicos que aí estiveram.
Imagine se fosse.
Boa sorte.
abs"
A eliminação é triste sim, mas vamos nos recuperar.

abraços

Copa - A Eliminação!!!


Engraçado esse tal de futebol. No intervalo do jogo que eliminou o Brasil hoje, O Júlio César era o melhor goleiro do mundo, Felipe Melo era o melhor jogador do meio de campo do Brasil e o Dunga tinha aprovação maior que a do Lula. Aí o primeiro tempo acabou e o time voltou completamente diferente, com medo e aceitando a pressão do time laranja.
Júlio e Felipe falharam no primeiro gol da Holanda e o volante foi expulso de forma infantil. O goleiro brasileiro pouco foi exigido durante a Copa e, tirando essa falha citada, quando a bola chegou foi bem. Felipe Melo fazia bom torneio, estava bem tecnicamente, fisicamente, mas a cabeça nunca foi boa. Quando mais precisamos de sangue frio ele vacilou.
O Brasil levou a primeira virada da Copa em lances que domina, as famosas bolas paradas. O primeiro gol desestabilizou a equipe. O que se viu depois foi um domínio arrasador do adversário, coisa que o time de Dunga pouco passou nesses três anos e meio de trabalho.
Os vilões já foram escolhidos. O primeiro é vilão desde quando aceitou o desafio de reformular a seleção. Dunga sempre foi alvo de todos e apanhou como poucos. Confesso que sou admirador do nosso ex-treinador. Morrer abraçado com os seus e com suas convicções é considerado bonito por todos, menos quando o assunto é futebol. No futebol lealdade é burrice. O segundo é Felipe Melo. Sua cabeça fraca vai gerar a “era Felipe Melo” na seleção. É um bom talento, mas precisa de orientação. Com a cabeça no lugar poderia ajudar bastante futuramente, mas acredito que não vestirá mais a camisa da seleção.
Minha avaliação do trabalho de Dunga é boa. Erros e acertos como qualquer outro. Seu trabalho hoje não foi bom, avalio como equivocada a substituição de um atacante por outro com a necessidade de empatar.
Na verdade, não acho que essa é a hora de caçar as bruxas. Cabeça quente não resolve nada. Eu sempre fui emoção demais, nas vitórias eu perco a cabeça, mas a vida me ensinou a perder. Serenidade é qualidade indispensável em momentos de derrota. Sentir a derrota é importante, mas saber avaliar os motivos do insucesso é ainda mais. Isso só é possível com a cabeça fria. A tarefa dos dirigentes não será fácil. A obrigação de ganhar 2014 será ainda maior. Todo o planejamento deve começar segunda-feira. Escolher o técnico é apenas o primeiro passo.
Perdemos. O sonho do hexa foi adiado, mas não acabou. O tempo passa voando e logo chega outra copa. Tudo vai se renovar. O mundo não acabou com o apito final e trabalho para todo o nosso país é o que não falta. A ressaca deve passar amanhã e logo tudo se arruma. Pude ver na Internet que as paixões pelos clubes já renasceram. E é assim que a vida funciona, uma paixão substitui outra. Bola pra frente...

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Copa III

A fase aguda da Copa do Mundo começou. As oitavas de final marcam o início “pra valer” do torneio. A Copa está inchada. O mundo não possui 32 seleções de bom nível, ou a forma da disputa acaba gerando jogos fracos? Acho que um pouco dos dois. Algumas seleções não deveriam ter disputado a Copa, são ruins mesmo. A vontade de ir bem a qualquer custo gera um futebol fechado. Convenhamos quem nem sempre tem resultado, Suíça e Grécia apontam isso, mas Holanda e Brasil têm bons resultados assim. As duas últimas seleções possuem talentos que as outras citadas não têm, isso também é importante.
Faz muito tempo que o futebol mudou. Essa Copa mostra isso. Seleções de pouca tradição azedaram o chope de muita gente grande. França e Itália são prova disso. No futebol de hoje 2x0 é goleada. Uns olham com tristeza, outros como deve ser olhado. Não há o que fazer. Essa é a realidade, o futebol arte está morto. Com ele morreram os grandes meias. Esses jogadores de talento não são mais necessários. Qualquer Júlio Baptista faz o que eles fariam, claro que nos temos de hoje. Não gosto dessa nova ordem do futebol, ah se o mundo todo fosse do jeito que imagino.
Ainda assim julgo que essa é uma boa Copa, das melhores de 90 pra cá.
As quartas prometem grandes emoções. As oitavas já foram assim. Nada de muito futebol, mas emoção de sobra. Paraguai e Japão é um exemplo. Uma boa descrição do nada seria esse jogo. 120 minutos de nada. Quando seu filho curioso perguntar o que é o nada, diga: ”vai ver PAR X JAP da Copa de 2010, Filho”. Ele vai entender...Mas ainda sim foi emocionante, teve pênaltis e tudo...
Como sempre disse aqui, gosto do Dunga e vejo o futebol de maneira semelhante à dele. Não concordo com suas asneiras, mas sou capaz de entendê-las. Acho até que faria tudo como ele fez se estivesse em seu lugar. Vejo o Brasil como grande favorito. Evidente que não tem mais carne assada. Quem chegou pode ganhar. Holanda ou Uruguai podem bater o Brasil, mas acho difícil. Sólido na defesa e com um ataque talentoso, o Brasil é um time letal. Uma chance basta para marcar. Com a vantagem em mãos, o time do Brasil é praticamente imbatível. Não tenho o número exato, mas acredito que esse time nunca sofreu uma virada. Nem me lembro de derrotas para grandes seleções nos últimos dois anos. Quando vale de verdade esse time ainda não perdeu.
Não podemos desconsiderar também que todos que fazem parte do grupo são experientes e ganhadores. Até o olheiro da seleção é cara de estrela grande.
Fica a torcida para o Brasil, para que todo esse favoritismo se confirme. E para que a Argentina se ferre o quanto antes. Ganhar deles em uma final seria lindo, mas eu já to ficando velho, não sei se o coração agüentaria o “jogo dos jogos”...rsrsrsrsrrs