quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Dia do Flamenguista!!!

Hoje é dia de São Judas Tadeu, santo das causas impossíveis e padroeiro do Mengão. Provavelmente esse deve ser o motivo da escolha do dia 28 de outubro para o dia do flamenguista. Isso é importante, não é o dia do time do Flamengo, do clube e sim do torcedor. O maior patrimônio do maior clube de futebol do país tem um dia oficial. Engana-se quem pensa que nesse ano não há o que comemorar, só o fato de ser flamenguista merece celebração.
Evidente que não se pode negar que 2010 é um ano que merece acabar o mais rápido passível. Todos os planos deram errado e o fracasso no futebol, que é o que move o clube todo, foi inevitável.
O que no começo parecia ser um novo conceito de administração acabou mostrando sua faceta real. Nada mudou no submundo da Gávea. A politicagem continua rolando solta, só que dessa vez foram longe demais. Jogar Zico aos leões foi erro grave da dona Pat Amorim e isso vai custar caro. Antes dessa passagem lamentável, podemos citar a relação do “império do amor” com o crime organizado e festas intermináveis. Jogadores apareciam mais nas páginas policiais e de fofoca dos jornais do que nas de esportes. Toda essa ZONA foi chancelada pela Dona Pat Amorim que no desespero demitiu toda a cúpula do futebol. Erros políticos e esportivos acabaram com o primeiro semestre e com o sonho do bi mundial. Isso mesmo, flamenguista não pensa pequeno, parceiro.
Sabe-se lá como a presidenta convenceu ZICO a fazer parte de sua administração. Foi o cala-boca que ela precisava. A torcida esqueceu de tudo e pensou: “Agora vai.” Hoje está tudo bem claro, pelo menos para mim. A gávea virou um inferno e Zico percebeu que o melhor para ele e para o Flamengo seria a sua saída. Perceberam o clima de paz que agora reina no clube? Até as obras no CT começaram. Espero de coração que o Zicão volte com tudo já em 2012, que o mundo não acabe antes que ELE seja nosso presidente e possa trabalhar em paz.
Não podemos negar que Zico errou em alguns pontos em sua passagem pela gerência do futebol do Flamengo, mas considero sua passagem boa. Se errou foi tentando fazer o melhor para o clube e não para si mesmo. “Para bom entendedor, meia palavra basta.”



Todos os desmandos citados acima e mais alguns outros que esperamos um dia conhecer acabaram gerando o caso Bruno. Tudo isso prejudicou demais o rendimento esportivo desse ano. A tão falada demissão por justa causa do goleiro e processo por danos parece ter sido descartada, uma merda a menos na administração da dona Pat.
A grande verdade, esportivamente falando, foi que o time perdeu peças importantes que não tiveram reposição. Zé boteco estava bem, Airton “this is sparta” também foi embora, a zaga perdeu em experiência. As contratações não foram bem feitas. Faltou o bendito planejamento. Todo mundo sabia que no meio do ano o império do amor ia acabar e o ataque morreria junto.
Os problemas são infinitos e eu nem falei da dívida e da falta de um plano de marketing pelo menos decente. Só tem reclamação nesse texto e hoje o dia é de festa. Peço desculpas pelos desabafos, acho que ainda é a chateação pela saída de Zico.
Não temos títulos para comemorar hoje, mas nos basta “a alegria de ser rubro-negro”. O Flamengo sabe que sempre vai poder contar conosco. Todo dia é dia do Flamenguista e de Flamengo.
2010 foi um ano negro para nossa história. Que 2011 seja um ano rubro-negro...


P.S.: Parabéns ao Rei Pelé pelos 70 anos de vida. Ele também já teve o gostinho de vestir o Manto Sagrado...

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Fantástico!

Se não acontecer nada de extraordinário nos próximos dias, podemos afirmar sem medo de errar que a notícia da semana é o resgate dos mineiros chilenos. Os mineiros estão soterrados a uma profundidade de 700 metros desde 5 de agosto deste ano. A operação é considerada a mais complexa da história da mineração mundial.
Uma série de cuidados estão sendo tomados para que os resgatados não sofram ainda mais prejuízos e voltem a ter uma vida normal. Desde óculos especiais até isolamento de alguns dias para readaptação à vida social fora da mina.
Não sou entendedor dessas questões, mas acredito que se metade da grana investida agora fosse utilizada em prevenção de acidentes e segurança na mina essa quase tragédia teria sido evitada. Importante agora é que todos consigam sair de lá vivos. A operação não é simples e deve durar o dia todo.
Ao que parece os mineiros não precisarão retornar ao trabalho nas minas. Foram convidados para assistir jogos do Real Madri e Manchester United, ganharam férias nas ilhas gregas e prêmios em dinheiro. Logo livros e filmes serão lançados. Acho merecido.
Torço de coração para que todos consigam tocar suas vidas de forma natural, tudo como antes. Quem sabe até com melhores condições. Pelo menos para um a vida vai mudar bastante. O enfermeiro Yonni Barrios Rojas ainda não foi resgatado e quando sair da mina vai passar por uma situação complicada. O homem tem duas mulheres que já estão brigando do lado de cá. O acidente fez com que sua vida dupla fosse descoberta. Esse vai ter que rebolar para ter a sua vida totalmente de volta...
Enfim, que todos saiam de lá logo e retomem suas vidas. Que toda essa história sirva de exemplo de superação e perseverança. Que também sirva para que se evitem mais acidentes dessa natureza.

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

ZICO!!!


O Gigante Morreu...

Essa noite eu cheguei em casa umas cinco e meia da manhã. Comi dois pedaços de pizza e fui ver o noticiário na internet. Repercussão do debate dos presidenciáveis e olhei a notícia. Primeira página do lancenet, portão reconhecidamente fanfarrão. Busquei outros sites. Tava confirmado. Passei a mão no telefone e liguei para o amigo Juninho que estava comigo minutos antes. Ele não atendeu. Retornou algum tempo depois e aí começou a conversa:
Aconteceu alguma coisa? Me ligou?
Aconteceu sim. O HOMEM saiu.
Mentira! Viu na internet? Puta que Pariu...
A notícia do desligamento de Zico do departamento de futebol do Flamengo pegou todo mundo de surpresa. Nosso deus mostrou que é humano e não resistiu ao way of live da Gávea. O que podemos fazer como flanáticos é lamentar.
Zico era a última esperança de implantar no Flamengo o futebol profissional. Todos sabem que a política do clube é complicada. São muitas correntes e a esperança do “mero” torcedor era que o nosso maior ídolo conseguisse unir todo o clube. Ao contrário do que esperávamos, o que vimos foi uma das maiores sacanagens da história do esporte. Não se pode tratar ninguém da forma que Zico foi tratado, quanto mais um ídolo. Acusações infundadas, tramas nos bastidores e tudo mais. A palhaçada foi grande e ainda não sabemos da missa o terço.
Algumas perguntas devem ser feitas agora. Quem é Delair-feladaputa-Drumbosta e seu filho (da puta) de merda? Quem é Leonardo Ribeiro, o Capitão Leo? O que esses caras fizeram pelo Flamengo? As repostas são simples. Ninguém e porra nenhuma. Nunca fizeram nada pelo Flamengo. Sempre se beneficiaram do clube. Eles e muitos outros mamam no clube há mais de vinte anos.
Trecho do blog do Lúcio de Castro na ESPN.com.br levanta uma boa questão: “Anos de desmando. Tenebrosas transações. Uma parceria de milhões de dólares com uma empresa pra lá de suspeita que faliu e o dinheiro posto no Flamengo que sumiu... Um presidente algemado na Rio Branco. Outros mandatos com mais de 100 transações, as mais obscuras. O time levado para jogar de acordo com as placas de propaganda. Empresários privilegiados dentro da Gávea durante anos. Nenhum movimento contra, nenhuma pressão, nenhuma campanha contra esses anos de desmando e corrupção que levaram o clube de maior torcida do Brasil a um cenário de destruição total. Vozes solitárias na imprensa se insurgindo contra ao longo desses anos.” O texto é bem interessante e merece ser lido na íntegra. Porque só agora esses paladinos do patrimônio do Flamengo apareceram. Algumas respostas foram dadas no blog de Mauro César Pereira no mesmo site acima citado. “Há pessoas dentro do clube que em momento algum aprovaram a presença de Zico, e isso não tem qualquer relação com o ídolo maior. Para esses personagens, Artur Antunes Coimbra era pura e simplesmente alguém que tinha entre seus objetivos mudar o Flamengo, o que obviamente afeta interesses diversos. E isso vai da disputa pelo poder às negociações de jogadores.O empresário que até então transitava como nenhum outro pelo clube, quase como um dono do futebol rubro-negro, deixou de ter privilégios quando Zico assumiu. Não foi mera coincidência a série de pseudo-denúncias contra o eterno camisa 10 da Gávea. Não foi por acaso que Montillo, encaminhadíssimo para atuar pelo Flamengo, repentinamente foi parar no Cruzeiro.” O texto também merece ser lido e toca num ponto importante. O tal do capitão-feladaputa-Leo. Afirma entre outras coisas que ele é o peixe pequeno dessa palhaçada toda. Termina com um bom alerta ao torcedor: “O torcedor rubro-negro não deve ser ingênuo nesse momento. O culpado por tudo isso não é Zico, mas os tubarões de sempre, que fazem de tudo pelo poder no clube. E a maior vítima dessa gente também não é Zico. É o próprio Flamengo.”
Todas as questões que o tal capitão levantou estão bem explicadas no blog do PVC. O comentarista explica com detalhes as negociações e tudo mais. Prova por a+b que as acusações são infundadas.
A grande chance de o Flamengo voltar a ser grande passou e não mais voltará. O futuro não parecer nada promissor. Zico sabe disso quando afirmou em sua carta de despedida: “Dediquei quase toda a minha carreira como jogador profissional ao Flamengo, centenário, histórico, de muitos ídolos e que me ajudou a ser quem eu sou hoje. Esse clube, onde me formei e me tornei um ídolo, precisa voltar a ser grande. O caminho da grandeza foi perdido não agora. Lamentavelmente é fruto de anos e anos de um sistema histórico incompatível com as coisas que eu acredito.”
Zico sempre será nosso maior ídolo. Nosso senhor Jesus Zico. Zico seria o que foi em qualquer lugar. O Flamengo não seria o que é sem Zico. Ainda precisamos do seu trabalho. Mas declarações como essa mostram que a mágoa é grande. “Para mim, esta quinta-feira foi um dia especial porque nasceu meu neto Antonio, mas ao mesmo tempo morreu no meu coração esse Flamengo de hoje que está representado por essas pessoas, algumas delas que sequer conheço e atuam dentro do clube como se fossem os donos.” Para muitos flamenguistas o sentimento é o mesmo.
Ser Flamengo não é fácil, não é para os fracos de espírito e descrentes. Acontece que a gente vai ficando velho e o fanatismo vai diminuindo enquanto a idade aumenta.
Claro que vou continuar acompanhando, mas sem o mesmo tesão. Nunca pensei que eu fosse sentir isso, é com o coração dilacerado e sangrando que afirmo que muito da paixão acabou. O Flamengo que está aí não é o mesmo que conquistou minha fé. A esperança é que todos esses que lá estão vão passar e o Flamengo vai ficar.
O sentimento de hoje é que o Gigante morreu...

Boa sorte, Galinho!!! Obrigado!