quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Dia do Flamenguista!!!

Hoje é dia de São Judas Tadeu, santo das causas impossíveis e padroeiro do Mengão. Provavelmente esse deve ser o motivo da escolha do dia 28 de outubro para o dia do flamenguista. Isso é importante, não é o dia do time do Flamengo, do clube e sim do torcedor. O maior patrimônio do maior clube de futebol do país tem um dia oficial. Engana-se quem pensa que nesse ano não há o que comemorar, só o fato de ser flamenguista merece celebração.
Evidente que não se pode negar que 2010 é um ano que merece acabar o mais rápido passível. Todos os planos deram errado e o fracasso no futebol, que é o que move o clube todo, foi inevitável.
O que no começo parecia ser um novo conceito de administração acabou mostrando sua faceta real. Nada mudou no submundo da Gávea. A politicagem continua rolando solta, só que dessa vez foram longe demais. Jogar Zico aos leões foi erro grave da dona Pat Amorim e isso vai custar caro. Antes dessa passagem lamentável, podemos citar a relação do “império do amor” com o crime organizado e festas intermináveis. Jogadores apareciam mais nas páginas policiais e de fofoca dos jornais do que nas de esportes. Toda essa ZONA foi chancelada pela Dona Pat Amorim que no desespero demitiu toda a cúpula do futebol. Erros políticos e esportivos acabaram com o primeiro semestre e com o sonho do bi mundial. Isso mesmo, flamenguista não pensa pequeno, parceiro.
Sabe-se lá como a presidenta convenceu ZICO a fazer parte de sua administração. Foi o cala-boca que ela precisava. A torcida esqueceu de tudo e pensou: “Agora vai.” Hoje está tudo bem claro, pelo menos para mim. A gávea virou um inferno e Zico percebeu que o melhor para ele e para o Flamengo seria a sua saída. Perceberam o clima de paz que agora reina no clube? Até as obras no CT começaram. Espero de coração que o Zicão volte com tudo já em 2012, que o mundo não acabe antes que ELE seja nosso presidente e possa trabalhar em paz.
Não podemos negar que Zico errou em alguns pontos em sua passagem pela gerência do futebol do Flamengo, mas considero sua passagem boa. Se errou foi tentando fazer o melhor para o clube e não para si mesmo. “Para bom entendedor, meia palavra basta.”



Todos os desmandos citados acima e mais alguns outros que esperamos um dia conhecer acabaram gerando o caso Bruno. Tudo isso prejudicou demais o rendimento esportivo desse ano. A tão falada demissão por justa causa do goleiro e processo por danos parece ter sido descartada, uma merda a menos na administração da dona Pat.
A grande verdade, esportivamente falando, foi que o time perdeu peças importantes que não tiveram reposição. Zé boteco estava bem, Airton “this is sparta” também foi embora, a zaga perdeu em experiência. As contratações não foram bem feitas. Faltou o bendito planejamento. Todo mundo sabia que no meio do ano o império do amor ia acabar e o ataque morreria junto.
Os problemas são infinitos e eu nem falei da dívida e da falta de um plano de marketing pelo menos decente. Só tem reclamação nesse texto e hoje o dia é de festa. Peço desculpas pelos desabafos, acho que ainda é a chateação pela saída de Zico.
Não temos títulos para comemorar hoje, mas nos basta “a alegria de ser rubro-negro”. O Flamengo sabe que sempre vai poder contar conosco. Todo dia é dia do Flamenguista e de Flamengo.
2010 foi um ano negro para nossa história. Que 2011 seja um ano rubro-negro...


P.S.: Parabéns ao Rei Pelé pelos 70 anos de vida. Ele também já teve o gostinho de vestir o Manto Sagrado...

Nenhum comentário: