sábado, 19 de fevereiro de 2011

Ronaldo sem frescura!

Nesta segunda dia 14 de fevereiro tive que acordar muito mais cedo que de costume e por isso depois do almoço não agüentei e tirei um cochilo. Tive um sonho muito estranho. Sonhei que eu chorava vendo a despedida do atacante Ronaldo. Na verdade meio que escutei a coletiva em que o atacante anunciou a sua despedida. Esse sonho me fez lembrar de algumas coisas que sentia em relação ao jogador.
Eu adorava o Ronaldo. Sentimento que mudou quando o atacante resolveu seguir seu destino no Corinthians, traindo a confiança e desdenhando da ajuda que o Flamengo deu em uma fase complicada de sua vida. Como jogador, Ronaldo só pode ser contestado em seus atos finais. Tirando os gambás, todo mundo via que o jogador perdeu a chance de parar de jogar deixando uma boa impressão Grande jogador de caráter duvidoso (pra dizer o mínimo). Me incomoda ainda a forma como a imprensa protege a imagem de Ronaldo. Parece que o cara tem um campo de força impenetrável. Poder fazer qualquer coisa, inclusive mentir descaradamente, que sua imagem de bom moço não é abalada.
Ronaldo começou profissionalmente no Cruzeiro e com um grande desempenho foi convocado por Parreira para disputa de Copa de 1994. Não entrou em campo... Do Cruzeiro se transferiu para o PSV da Holanda. Foi submetido a um programa de treinos que o fez ganhar massa muscular. Suspeita-se que esses treinos sejam uma das causas de suas várias lesões. Também há a suspeita de uso de anabolizantes nesse processo. Não houve nenhuma investigação profunda sobre o caso e até por isso nunca foi comprovada a utilização das drogas. Foi comprado pelo Barcelona e lá viveu sua melhor fase, foi apelidado de Fenômeno. Atrás de mais algum ($$$) foi para inter de Milão. Na Itália começou seu calvário. As contusões e as recuperações. Passou por inúmeras dificuldades. Se fosse bom caráter, seria o Rocky Balboa do futebol. O cara que apanha até não poder mais e sempre se recupera.
Em 2002 chegou ao apogeu na seleção, foi campeão do mundo fazendo oito gols em sete jogos. Foi eleito pela terceira vez o melhor do mundo pela FIFA. Foi um dos destaques do Brasil no mundial junto com Rivaldo, Ronaldinho Gaúcho e Marcos (na humilde opinião deste que escreve).
A conquista do título mundial deve ter afetado a cabeça do jogador. Apartir daí as polêmicas começaram. Forçou sua saída da inter de Milão para o Real Madri, se esquecendo de todo o apoio que o clube italiano ofereceu em um grande período de inatividade causado por duas graves lesões em seu joelho bichado. Importante lembrar que o Real Madri é o grande rival do Barcelona, a primeira virada de casaca fenomenal do jogador. Em 2006 mostrou pouco ou nenhum respeito com os torcedores brasileiros ao se apresentar para disputar uma copa do mundo com um peso muito acima do ideal. Isso sem contar a ainda não explicada amarelada de 1998, na final da copa da frança. O resultado de 2006 foi trágico, Brasil consolidaria a freguesia para a frança, com direito a chapéu do Zidane em Ronaldo e tudo mais. Após a copa trocaria o Real Madri, enxotado por Fábio Capelo, pelo Milan. A segunda virada de casaca fenomenal.
No Milan sofreu mais uma grave contusão. Seu contrato acabou e não foi renovado. Ronaldo voltou para o Brasil, começou sua recuperação no Flamengo e anunciou para quem quisesse ouvir que estava perto de realizar o sonho de jogar no clube do coração, o Flamengo.
A expectativa da nação foi enorme, fala tava pouco para um grande ídolo do futebol mundial vestir a camisa do mais querido. A torcida se mobilizou, montou site e tudo mais para convencer o jogador a assinar com o Flamengo. Pensando bem, passados mais de dois anos, o que esperar de alguém que joga no Barcelona e força a ida para o Madri, que jura amor pela inter e se transfere para o Milan, que se apresenta sem condições de jogo para uma copa do mundo. O desfecho não poderia ter sido diferente. Você conhece uma linda mulher num lugar bem suspeito, mas mesmo assim resolve se casar. Um dia descobre a bola nas costas e vai querer culpar o lateral? A culpa é sua mesmo. Foi o que aconteceu com o flamenguista. O jogador só não precisava ter falado que iria para o flamengo, podia ter ficado quieto. Começou a guerra da nação contra o ex-ídolo. A traição num primeiro momento gera ódio, o tempo vai passando e aquela raiva toda acaba, mas a mágoa fica. A traição de Ronaldo não foi a primeira e não deve ter sido a última que pude amargar e como disse gerou raiva e mágoa.
O jogador desdenhou do Mengão, mas nunca conquistou seus objetivos enfrentando o Manto Sagrado. Evitou ao máximo o confronto com o clube de seu coração. Salvo engano, atuou cinco vezes contra o Flamengo metendo três gols. Foi eliminado pelo Fla na libertadores de 2010 e arrancou um empate no Engenhão no Brasileiro do mesmo ano, empate que pode ter custado o tão sonhado título no ano do centenário (sem conquistas) dos gambás. O gostinho de se dar bem contra o Flamengo esse rapaz nunca sentiu e não terá mais a oportunidade de experimentar.
Tive a oportunidade de ver um jogo de Ronaldo no Maracanã e o grande prazer de gritar a plenos pulmões toda a sorte de palavrões e impropérios para o jogador. E o melhor de tudo é que ele escutou.
Ronaldo foi um bom jogador que conseguiu conquistar a mídia. Tem seu legado que sempre deve ser valorizado, não supervalorizado.
Quem sabe um dia a raiva possa passar, a mágoa vai ficar para sempre. Um simples pedido de desculpas não vai resolver essa questão.

Nenhum comentário: