quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Não muda nada!!!

2011 chegou e nada mudou. Parece que está acontecendo uma reprise do início de 2010. Chuvas e enchentes por todo o sudeste causam centenas de mortes. Na verdade isso acontece ano após ano, não foi em 2010 que isso começou e parece que não vai ser nesse século que vai acabar. Governantes não fazem nada, culpam as administrações anteriores (das quais muitos foram membros) e São Pedro.
Na região serrana do Rio de Janeiro até agora foram confirmadas 114 mortes, acidade mais atingida foi Teresópolis. No Sul de Minas o cenário também é grave. Cidades inteiras arrasadas pelas águas. Pessoas perdem em horas o que levaram a vida inteira para construir. Em São Paulo não é diferente, cidades inteiras isoladas e na capital qualquer chuva mais forte gera o caus.

Os governantes não fazem nada...

Em dezembro do ano passado estava voltando para casa e no caminho vi um rapaz dançando no meio de uma das mais movimentadas avenidas de Brasília. Uma semana depois estava passando pelo mesmo local e vi que alguém acabara de ser atropelado. O local não tem passagens para pedestres, a pessoa que foi atropelada não deveria estar lá mesmo. O detalhe é que a área onde esses fatos ocorreram é zona central de Brasília, local que foi tomado pelo crack. Isso foi amplamente divulgado na grande impressa nacional. O cara não tava dançando no meio da rua porque estava feliz...

Os governantes não fazem nada...

Em 2010 as eleições tiveram um resultado histórico. Uma sociedade ainda impregnada de machismo elegeu uma mulher para comandar os destinos do país. Evidente que a Dilma foi eleita na onda de popularidade do Lula, mas tem seus méritos que devem ser reconhecidos. Tudo isso não apaga a pobreza dos debates durante toda a campanha. Questões de cunho religioso ganharam proporção exagerada e outros pontos sequer foram abordados. O aborto é uma questão importante, mas não deve ser o ponto principal de uma campanha. Esse tema ter sido tão relevante mostra como ainda não estamos maduros para votar. Em época de eleição os políticos falam o que o povo quer ouvir. Um dia ainda publico aqui um texto que fala mais claramente sobre esse assunto (a questão da religião misturada com política, aborto, estado laico...).
Não podemos esquecer alguns dos eleitos, isso comprova cabalmente que ainda não estamos prontos para votar. Malufs e Tiriricas da vida são fáceis de encontrar em todos os cantos desse país.
Além do despreparo na hora de votar, a intolerância de algumas camadas da sociedade me impressiona profundamente. A opinião não pode ser diferente. Tudo se resolve na pancada. Não há mais diálogo, se você não está naquele barco, vai morrer afogado... O povo também precisa mudar.
Notícia do portal UOL informa que o governo federal vai liberar 700 milhões de reais para os Estados afetados pelas chuvas e enchentes do início do ano. Não faz mais que a obrigação, que outras obras continuem a ser feitas para que no início de 2012 esses fatos não se repitam.
A grande questão no fim das contas é que são sempre as mesmas pessoas, sempre os mesmos partidos que estão no poder.

Até quando vamos votar em governantes que não fazem nada?

Humberto Guessinger que tinha razão quando disse: “ a certeza que o último dia de dezembro é sempre igual ao primeiro de janeiro”.

2 comentários:

Guilherme Moura disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Guilherme Moura disse...

Professor, assino embaixo em tudo que você escreveu aqui. Nós brasileiros ainda não sabemos votar. Aos poucos vai melhorando a situação, mas ainda não sabemos. E os governantes? Quanto mais verba de urgência, melhor. Não precisa licitar nd e é mais fácil o desvio. O povo? Como diria "Justo Veríssimo", personagem de Chico Anísio, "que se exploda"