sexta-feira, 21 de junho de 2013

O que vi, ouvi e penso sobre as manifestações.

Amigos, estive ontem nas ruas aqui em Brasília para presenciar as manifestações que estavam ocorrendo na Esplanada dos Ministérios. Vi muita coisa boa e muita coisa que considero ruim. Gente de todos os tipos, índios impedidos de entrar no Congresso Nacional (de certa forma o povo também foi impedido), hare krishna’s cantando, gente alegre achando que estava mudando o mundo, gente bebendo, gente curiosa, muitos jovens, muitos coroas como eu, crianças de colo... Tinha de tudo.
Ter de tudo é bom porque junta gente e chama atenção da mídia que estava preparada para cobrir futebol e não manifestações. Mídia essa que virou alvo das manifestações. Principalmente a Globo, que nesse país é pior que o capeta, mas que continua líder de audiência. Engraçado notar que um dos gritos mais cantados foi o tal do “sou brasileiro com muito orgulho e amor”. Musiquinha irritante, uma ode ao “coxismo” nos estádios, mandada goela abaixo do povo para jogos da seleção por quem? Rede Globo.
Antes de continuar gostaria de fazer uma pausa para explicações. SOU COMUNISTA!!! Sempre fui. Muitas vezes fui atacado por isso, por gente que nem sabe o que o comunismo é. Muitas das minhas ideas são influenciadas por esse fato. O que eu vejo não é, o que eu penso sim... Sou totalmente favorável às manifestações.
Dito isso, vamos ao que eu vi ontem na Esplanada dos Ministérios. Como disse acima, tinha gente de todos os tipos e reivindicações de todos os tipos. Contra cura gay, contra PEC 37, contra Renam Calheiros e Dilma, pelo respeito aos indígenas, saúde, educação e por aí vai. O que num primeiro momento é bom, mostra a indignação do povo com o que temos e ajuda a fazer barulho, a virar notícia. Chama a atenção de todo mundo.
A diversidade de pautas e de gente pode acabar sendo um tiro no pé. Tem muita gente aproveitando o movimento para fazer merda com a conivência do poder público.
A mídia apresenta o movimento como pacífico com baderneiros infiltrados. O movimento que se diz pacífico, que a todo momento grita”sem violência” é muitas vezes extremamente agressivo e intolerante. Entendo que acabou a paciência com partidos políticos, mas dar porrada no cara do PSTU e nem de qualquer outro partido vai resolver os problemas do país. Mesmo que o movimento não tolere partidos, as demandas são políticas. Política nesse país é partidária. Ou o movimento se organiza para acabar com os partidos e realizar uma reforma profunda na sociedade, ou vai ter que dialogar com eles, sob pena de tudo que foi feito agora ter sido em vão.
O cidadão médio desse país comprou o que a mídia passa, movimento legal de estudantes com baderneiros no meio, que a culpa é do governo atual. Vi gente defendendo a ditadura e a ação do polícia. Quem vai se dar bem com isso é a elite política que governou esse país por mais de 500 anos. Se quem ocupa o poder hoje tem culpa, imagina essa corja. Dois moleques passaram as duas da tarde bebendo e falando que hoje é no coquetel molotov, mas tacou o copo que bebia no chão. Quer mudar o mundo na marra, mas não aprendeu a fazer sua parte ainda. Se ele soubesse o que esta querendo fazer até teria o meu apoio, mas ta indo na onda da desorganização do movimento É gente que grita “vamos invadir”, mas não ta na linha de frente...
Outra coisa que eu vi muito errada é a preparação da polícia para esse tipo de evento. Na ação e na omissão eles merdam em tudo. A quebradeira no Palácio do Itamarati só se deu por ação e omissão da PM. A PM quis definir a hora de acabar com a manifestação e começou a jogar gás lacrimogêneo e de pimenta pra cima, pro ar espalhar. Eu estava muito longe de onde havia tido confronto e o bicho pegou. Tinha muita PM no Congresso Nacional e quase nada nos outros prédios. O povo ficou revoltado o correu para o primeiro que estava ao alcance. E  aí deu no que deu. Qualquer outro prédio da Esplanada poderia ter sido invadido facilmente ontem. Qualquer um. A PM incita a multidão e não consegue manter a ordem que tanto preza. Fazem merda quando agem e quando deixam de agir. Os prédios da Esplanada em sua maioria só tem funcionários de carreira, o Congresso Nacional tem que ser defendido, os funcionários não. Tem hora que eu acho que isso tudo é feito de propósito e o povo cai. Porque não aparece um policial para impedir saques em lojas? Não é pra isso que serve a PM? Pra quem é interessante “queimar” o movimento?
Engraçado se falar em povo invadir o Congresso. O Congresso é a casa do povo, a Constituição diz que todo poder emana do povo.
O movimento tem muitas coisas a serem pensadas e revistas, mas não pode virar massa de manobra. Penso que chegou a hora do movimento se organizar, se com ajuda de organizações já estabelecidas ou não é o movimento que tem que decidir. Deve-se estabelecer pautas concretas relativas ao que vai ser feito de importante na semana. Vai votar a PEC 37, pau nisso. Cada estado deve definir suas prioridades.. Se isso não for feito perderemos uma grande chance de fazer mudanças efetivamente relevantes.
Não acho que o movimento deve acabar não. Acho que ele deve se organizar. E assim crescer.
Minhas demandas são utópicas. Reconheço. Meu desejo real é que fosse convocada uma nova Assembléia Constituinte, Começar do ZERO!!! Manter direitos e garantias fundamentais do cidadão, tudo o que foi conseguido à duras penas, mas realizar uma mudança profunda no mecanismo de governo da nação. Por emendas constitucionais vai demorar muito, nunca vão fazer. Quem sabe um dia o povo organizado consiga.



  

3 comentários:

quito disse...

to contigo

Reinaldo Paiva disse...

Paulinho, fosse eu a escrever esse texto não estaria tão perfeito. Interpretação irretocável do momento importante que estaremos perdendo, mantidos os rumos políticos do movimento, como não vê-lo dessa forma?
Sua visão sobre a nova Constituinte é irretocável. Não vislumbro forma diferente para a recomposição de nossas reformas de base, mormente as políticas. Em nossa linguagem mais simplória "como retirar o cabrito da horta de couve?"
Parabéns!!!

quito disse...

minha mãe disse q vc fez a lição de casa direitinho...
Ah!ela tb perguntou se a tia iracema sabe q vc é comunista?hehehe....