sábado, 16 de janeiro de 2010

O Haiti é aqui!

Tive sonhos muito ruins essa noite. Sabe quando você sonha com imagens que já viu? Foi isso que aconteceu. Sonhei com imagens da tragédia do Haiti. Não tinha intenção de escrever nada sobre isso, mas começou a me perseguir...
Lamento profundamente quando acontece esse tipo de coisa. Em qualquer lugar seria uma pena, no Haiti as proporções são bem maiores. O país mais pobre das Américas não tem estrutura nem pra receber socorro. Os sobreviventes têm que conviver com corpos, falta de comida, água, remédios e de esperança. O desespero acaba gerando violência.
Entendo e apoio a posição do Brasil, com ressalvas. É importante enviar ajuda por uma questão humanitária, ajuda nunca é demais. E também projeção internacional. Não é segredo para ninguém que a intenção do Brasil é se tornar uma grande nação, uma potência. Para obter esse reconhecimento internacional, essas ações são importantes.
O que questiono é o motivo desses milhões de dólares não terem sido arrecadados antes. O Haiti sempre precisou de ajuda. Muitas mortes poderiam ter sido evitadas, a tragédia não seria desse tamanho todo. Nesse ponto o Brasil já atuava da forma que podia, mas e outros países? Não é melhor prevenir do que remediar?
Existe outro ponto importante, que diz respeito somente ao Brasil. Não podemos nos esquecer dos nossos haitianos. As tragédias da virada do ano não podem ser esquecidas. Pessoas ainda estão desaparecidas, muitos ainda estão desabrigados, alguns perderam tudo o que levaram a vida toda para construir. Qualquer chuva de meia hora gera caos em nossas grandes capitais, a violência atinge pontos críticos. Uma parcela considerável de brasileiros sobrevive como as pessoas do Haiti. Isso tudo sem mencionar a situação da seca de alguns estados que nunca foi resolvida e gera sofrimento a uma parcela importante de nossos cidadãos.
O momento é de reflexão e de luto. Vidas de brasileiros se foram nesse terremoto, gente que fazia um trabalho bonito. Que essas mortes não sejam em vão. Que o Brasil continue ajudando às nações que necessitam, mas que não se esqueça de resolver seus próprios problemas.

3 comentários:

Unknown disse...

Belo texto professor, é por aí que vemos como as coisas passam rápido, muita gente já esqueceu o que aconteceu aqui no Brasil e só lembra do terremoto do Haiti. Acho certíssimo a ajuda do Brasil por lá, mas e por aqui o que vai ser feito??É bom dar uma pensada nisso também não é?!
Abração

Adovaldo disse...

Eu só posso referendar o que foi escrito!! Belo texto meu caro dindo!
Abração

Guilherme Moura disse...

O Haiti é aqui sim e precisamos nos conscientizar disso simpre, e não só na hora das manchetes dos jornais. Boa lembrança professor.