quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Promessas...

Sempre me enrolo para cumprir minhas promessas. Eu faço promessa demais, pra qualquer coisa. A maioria delas é pelo Flamengo. Como não jogo, a forma de encontrei de ajudar é essa. Já fiquei sem tomar refrigerante, sem comer arroz... Nesse último brasileirão paguei a promessa antecipadamente.
A última promessa que paguei foi feita inspirada em um primo. Assim que completasse a sua graduação, ele percorreria à pé a distância da cidade em que estudou até Aparecida do Norte. A inspiração foi essa, a distância que eu escolhi foi bem mais modesta. 20 km era a meta a ser batida, por ter me formado e por ter conseguido aprovação no exame de ordem. Aqui é necessária uma pequena explicação. Formar-se em Direito é muito bacana e tals, mas não é o suficiente. Na minha cabeça a aprovação no exame de ordem era o fim do curso, por isso só paguei a promessa quando obtive a aprovação no referido exame. Me formei em julho e fiz o exame em agosto e setembro, por isso só paguei a promessa em janeiro.
Avisei o pessoal de casa da caminhada e fui jantar pensando na programação da manhã seguinte. A motivação começou na janta. Escutei algumas vezes que não iria nem levantar da cama. Em alguns casos, a torcida contra me motiva bastante. Tive muita ajuda e incentivo também. Meu pai levantou cedo, me levou água e fez a marca da metade do caminho, 10 km.
Levantei cinco da matina e comecei a arrumar tudo. Cinco e meia a aventura começou. Eu, Deus e um mp3 player com músicas do Rocky Balboa para motivar. Estava escuro ainda. Ver o sol nascendo foi o primeiro presente da longa caminhada.
O começo foi só empolgação, o ritmo da caminhada estava muito bom, uma média de 5 km a cada hora. Sempre passei por esse caminho de carro, e de carro a gente não percebe como tudo é bonito. A paisagem, as casas, as fazendas, os bichos, tudo combinando. As pessoas interagindo com a natureza de forma sustentável.
Pensei que a maior dificuldade seria levantar de madrugada e sair. Imaginado que tinha percorrido 8 km já demonstrava alguns sinais de cansaço e tinha desligado o mp3 para poupar pilha. Meu pai foi me encontrar pra ver se estava tudo bem e deu a grande notícia que tinha percorrido um km a menos do que imaginava. Deu uma puta vontade de entrar no carro e voltar. Ele marcou a metade do caminho, arrumou água e foi embora. Agora não tinha mais jeito, ia ter que terminar. Não podia desistir ali, tava quase na metade e ia dar razão para todo mundo que duvidou. Algum tempo depois cheguei à metade do caminho, os 10 km. Um saco plástico em uma placa foi a marca deixada para a metade do percurso. O apanhei e usei para colocar as garrafinhas de plástico e para comprovar que realmente estive por lá.
Metade da meta havia sido fechada. A outra parte pareceu uma eternidade. O caminho deixou de ser tão bonito como na ida. Não dava mais para reparar, a cabeça tinha que estar totalmente focada em acabar a caminhada. “Sem dor, sem dor”, lembrava do Rocky apanhando e falando. Antes dos 11 km a pilha do mp3 acabou. Agora realmente estava sozinho. Lutar contra si mesmo não é das tarefas mais fáceis. Ainda bem que o clima ajudou, o sol ficou escondido e não choveu. O tempo foi passando e a cada ponto de referência eu ia me animando, a caminhada estava acabando.
Agora não dava mais para parar, faltava muito pouco para acabar. Tive que diminuir o ritmo, no fim estava praticamente me arrastando. Cheguei em casa bem casando. O tempo total gasto nos 20 km foi de 4h54mim e 54 centésimos.
Comecei o ano cumprindo uma das promessas de fim de ano. Pagar minhas promessas. Espero que essa caminhada ajude a alcançar outras metas para 2010, como ser mais tranqüilo e tolerante.
A recuperação completa demorou quase três dias, mas a alma estava bem descansada.
P.S.:Só para constar, o caminho que percorri fica entre São Sebastião do Rio Verde e Virgínia, cidade que meus amigos brasilienses pensam que não existe. A caminhada foi realizada no dia 05/01/2010, aniversário de 59 anos do meu pai.

5 comentários:

Unknown disse...

Sensacional, manolo!

Parabéns!

Unknown disse...

Nessa vou concordar com o Lúcio, foi sensacional mesmo....coisa linda Professor!!!Guarda fôlego p DFC e p Mengão...hehehe

Carlão Bristotti disse...

Grande professor! Essa foi demais! Parabéns cara! Grande abraço!

Adovaldo disse...

É admiração demais que tenho por você dindo!!
Abração

Anônimo disse...

Precisa dizer alguma coisa....eita orgulho danado do meu brother...
ps: o rocky sem dúvidas te ajuda, mas as pilhas uma hora acabam...