terça-feira, 22 de junho de 2010

Comentários Copa!

A segunda rodada da primeira fase da Copa do Mundo acabou hoje. Essa tem sido a Copa das surpresas. As mulheres lideram os bolões e os caras que estão acertando os resultados são acusados de não entender nada de futebol. Ficam revoltados, mas a afirmação tem um fundo de verdade... Quem iria imaginar o empate entre Itália e Nona Zelândia? Na Copa das Confederações a seleção da Oceania apanhou de todo mundo e nesse mundial já conseguiu dois empates.
No Grupo A, mesmo com a torcida de quase todo o planeta e das vuvuzelas, a África do Sul precisa de um milagre para avançar. Nesse grupo está a maior decepção da Copa. A França está virtualmente eliminada e ainda não fez nem um golzinho. A crise se instalou por lá e pode ser que alguns jogadores não entrem em campo contra a África do Sul em protesto pelo afastamento de Anelka. Entre nós, a única coisa bonita que a França mostrou nessa Copa foi o seu hino nacional. Uruguai e México agradecem e duelam no que pode ser o “jogo de compadres” da Copa. Um empate classifica ambas as selações às oitavas de final. Só a definição de quem enfrenta a Argentina pode dar alguma emoção ao jogo. Meu palpite é que faltando uns vinte minutos, sabendo que a vaga está garantida, o México saia um pouco para tentar escapar dos hermanos nas oitavas.
O grupo B não apresentou muitas surpresas. A Argentina sobrou e só uma tragédia os tira das oitavas. A segunda vaga será decidida entre Coréia do Sul e Grécia. A Grécia precisa ganhar da Argentina para se classificar. A Coréia pega a eliminada e desmotivada Nigéria. Meu palpite é que Passa a Coréia.
O gurpo C também apresentou grandes surpresas. O desempenho pífio da Inglaterra pegou muita gente de surpresa e a performance da Eslovênia também. As duas seleções européias duelam na última rodada e os eslovenos jogam pelo empate parta se classificar. As chances da Inglaterra cair na primeira fase são reais, principalmente pelo futebol paresentado até agora. O empate com a Argélia msotrou isso muito bem. Todos os quatro tem chances de classificação. Sem palpites para esse grupo.
O grupo D também pode derrubar uma grande seleção logo na primeira fase. Depois de um começo promissor, a Alemnha perdeu para a Sérvia e se complicou. Joga com Gana na última rodada, os “estrelas negras” perderam a chance de se classificar empatando com a Austrália, mas ainda jogam pelo empate para garantir a jaga nas oitavas. A Sérvia, minha grande aposta antes da Copa, joga por uma vitória simples contra a Australia para avançar. Meu palpite é que se classificam Sérvia e Alemanha.
No grupo E a Holanda se classificou sem muitos problemas, mas não apresentou o futebol que o mundo esperava. O jogo vistoso das eliminatórias e amistosos ainda não foi apresentado no mundial. Sneijder, meia da Inter de Milão, já afirmou que o importante é ganhar os jogos. Portanto, não devemos esperar mais espetáculo de ninguém, nem mesmo dos holandeses. A ausência de Robben também fez diferença. Machucado, o craque da seleção holandesa desfalcou o time nas duas primeiras rodadas e deve se poupado na terceira. A segunda vaga está entre Dinamarca e Japão. Como as seleções ainda se enfrentam teremos mais uma disputa direta em jogo da terceira rodada. A Holanda é meu segundo time, depois do Brasil. A segunda vaga deve ficar com a Dinamarca. Camarões que decepcionou. Outra vez de fora da parte mais importante da festa, mesmo com Samuel Eto’o.
O grupo F Apresenta a surpresa Paraguai como líder. Num grupo com a Itália, poucos esperavam a liderança do selecionado sul-americano. Inesperado, mas nem tanto. Chega a ser tradição italiana ir mal na fase de grupos das Copas. Em 1982 se classificaram empatando com Polônia, Peru e Camarões, para depois eliminar Argentina e o super favorito Brasil. Foi a campeã. Porém, o time está envelhecido e não apresenta muita chance de melhora. Todos do grupo ainda podem se classificar. Tudo ficou para última rodada. Palpite: Paraguai e Itália.
O grupo G é o do Brasil. Após uma estréia tímida, o escrete canarinho se apresentou convincentemente contra Costa do Marfim. O 3 x 1 classificou o Brasil para as oitavas de final. Após empatar com os “elefantes” no primeiro jogo, Portugal goleou a Coréia do Norte por 7 x 0 e colocou um pé nas oitavas. Joga contra o Brasil na última rodada para definição de primeiro e segundo do grupo. Mesmo pegando a Coréia, Costa do Marfim precisa de um milagre para se classificar. Brasil e Portugal avançam.
A badalada Espanha está no grupo H. Chegou com muita confiança, favorita e novamente perdeu em hora decisiva. O carrasco da vez foi a Suíça, conhecida desde sempre por atuar defensivamente. A surpresa é o Chile. Lidera com duas vitórias e decide a vida contra a própria Espanha na última rodada. Mesmo tendo vencido as duas primeiras partidas, o Chile corre sério risco de ficar de fora das oitavas, isso porque ganhou de Honduras pelo placar mínimo. O saldo pode ser decisivo na definição desse grupo. A Suíça depende de uma vitória por dois gols sobre Honduras. Não depende de mais nada. O empate basta ao Chile contra a Espanha. Vitória simples dá a vaga à Fúria. Não custa lembrar que esse grupo enfrenta o grupo do Brasil nas oitavas de final. A chance de um Brasil x Espanha logo agora não é pequena, mas a Espanha pode ficar de fora ainda.

Falando um pouco mais do Brasil, o primeiro jogo não foi dos melhores. No segundo foi possível encontrar evolução, principalmente no jogo do Kaká, que foi expulso injustamente. Tudo bem que foi injusto, mas um cara da experiência e da importância dele não pode agir como um menino, tem que ter a cabeça no lugar. Até o Felipe Melo fez um bom jogo contra Costa do Marfim. E o Luiz Fabiano fez o gol mais bonito da Copa, não acho que sairá um gol mais bacana que o dele no mundial.

Mesmo com tudo isso, o futebol ficou um pouco de lado pelas reações do Dunga na beira do campo e na entrevista coletiva. Não podemos esquecer que bater no Dunga é o esporte favorito da imprensa desde 1990. Falaram do jogador, do caráter, da falta de educação, das roupas e até da filha dele. Quando foi o capitão do tetra xingou a taça do mundo, como se jogador não falasse palavrão o tempo todo. Na comemoração do primeiro gol contra a Costa de Marfim, Robinho virou para a câmera e mandou: ”cara***, por**”. Ninguém disse nada. Da boca do Robinho deve ser bonito o palavrão.
A reação na coletiva vem da defesa natural que ele teve que desenvolver durante esses 20 anos de pancada. Não acho que seja certo fazer o que Dunga fez, mas entendo as reações dele contra a imprensa. Claro que poderia ter sido evitado, mas entendo. Não podemos esquecer que o jornalista que gerou toda a polêmica é da globo. As outras emissoras estão em festa. Acabaram os privilégios da “poderosa” nessa nova era Dunga, a falta de educação agora é para todos de forma igual.srrsrsrs Boa análise sobre o caso foi feita pelo jornalista Juca Kfouri em seu blog: “Parabenizo-o (Dunga), ainda, por, quem sabe, fazer do jornalismo esportivo global algo mais crítico, menos CBF, menos entretenimento e mais jornalismo mesmo, porque, certamente, jornalismo não torce. Nem distorce, é claro. Ah, e continuo apostando que a Seleção do Dunga será campeã mundial aqui na África do Sul.”
Para finalizar, publico aqui no blog minha estréia no jornalismo esportivo. A pedido do amigo Mateus*, fiz um pequeno texto falando a vitória do Uruguai em cima da África do Sul para o Jornal de Brasília. Publico o texto original, o que saiu no jornal teve algumas mudanças devido a questões de diagramação e espaço. Aí vai a letra
Jogo com domínio uruguaio,muita movimentação e poucos lances reais de gol. Assim foi África do Sul 0 x 3 Uruguai. As duas seleções entraram em campo fechadas e buscando o contra-ataque. Sem a mesma força da estréia, os Bafana Bafana cederam espaços aos uruguaios e aproveitando um dos vacilos do sistema defensivo da seleção africana Diego Forlán abriu o placar. Com o gol o Uruguai passou a exercer tímido domínio, aproveitando desespero que tomou conta do selecionado africano. O segundo tempo começou com o Uruguai buscando o segundo gol. Mesmo apoiados pelo estádio lotado e pelas vuvuzelas, a seleção africana não teve forças para buscar sorte melhor. Suas limitações ficaram evidentes e o pênalti convertido por Forlán acabou com qualquer esperança de virada. O resultado parece ter selado o destino dos anfitriões na Copa, que certamente ficará mais sem graça sem os Bafana Bafana. Mas como esperar outro resultado com Parreira no banco?

* Mateus é mineiro de nascimento, de BH. Mora em Brasília e o conheço daqui, por isso foi chamado de brasiliense em polst anterior. Valeu, manolo!

2 comentários:

Adovaldo disse...

Manolo, excelente análise!
Só tenho a discordar sobre o assunto Dunga. Em minha opinião, o nosso treinador, a despeito de gostos pessoais, faz um excelente trabalho. Eu discordo de vários jogadores que ali estão, mas tô torcendo como nunca e cravei, tem tempo, a nossa seleção como campeã.
Agora, essa cruzada contra os jornalistas, contra o povo, contra tudo, é inexplicável.
Nesse ano não há massacre ao Dunga, pelo contrário. A seleção tem muito apoio e a má educação não deve prevalecer.
Se o cara nem tava olhando pra ele, pra que xingar. Se fosse assim, os nossos estimados professores deveriam nos xingar a cada desatenção?
Eu estaria perdido.
Quanto ao Robinho, também é feio! Xingar não leva a nada....Não há campanha contra a seleção, a não ser no imaginário do Dunga!
no mais, em ano de Copa, a autoridade mais massacrada é o técnico da seleção. Se não aguenta bebe leite. Só não precisa ser mal-educado.
Vide exemplo de Mr. Parreira, que não xingou ninguém em 94 e nem em 2006.
Era isso meu amigo. Assino embaixo o seu belo texto e parabenizo pela artigo no Jornal.
Forte abraço
Dodô

paula disse...

confesso que fiquei com preguiça de ler tudo, mas consegui...se a itália conquistou o tetra em 2006 foi graças ao cannvaro...