sexta-feira, 25 de março de 2011

Boa sorte, Imperador...

Nesta sexta saiu a confirmação de que Adriano Imperador assinou contrato com os gambás até o final de 2012. Muitos dos torcedores do Corinthians que estavam torcendo o nariz para a contratação agora festejam o Impera como um novo Ronaldo.
Adriano foi um grande jogador e sua relativa pouca idade justifica a crença de que um dia volte a ser o que já foi. É verdade que poucos acreditam, nem mesmo os que o contrataram hoje. A diretoria do Corinthians procurava um substituto para Ronaldo e, considerando a má fase e a infelicidade na Itália, havia procurado Adriano no começo do ano, mas desistiu do negócio diante da negativa da Roma. O jogador não mudou de postura e forçou um rompimento com o clube italiano. Voltou ao Brasil lesionado e livre para negociar com qualquer clube.
Adriano nunca escondeu seu carinho pelo Flamengo. E a torcida do Flamengo sempre teve Adriano como ídolo. Quem nunca quis brilhar pelo seu time de coração? A massa se identifica com a história de vida do jogador. As razões dessa idolatria são as mais variadas e não são ponto central desse texto. Fato é que a torcida queria a volta do imperador à Gávea.
A segunda passagem de Adriano pelo Flamengo foi marcada por um título e muitas confusões. Em 2009 o jogador e o Pet foram os grandes responsáveis pela arrancada para o HEXA! Só que em 2010 a “maionese desandou”. Muitos problemas fora do campo e um rendimento pouco satisfatório entre as quatro linhas marcaram o ano. Após a eliminação na libertadores Adriano pegou o boné e se mandou para ganhar em euro, sem nada deixar aos cofres do clube por força contratual. A atual diretoria acabara de assumir o clube em 2010 e assistiu de camarote. Atrasos, faltas não justificadas decentemente, desempenho fraco. Tudo isso ficou na retina da cúpula de futebol.
Adriano tentou cavar uma vaguinha no mengão, mas a diretoria escaldada e o vaidoso Luxemburgo não se sensibilizaram. A política Pat Amorim, para não desagradar o eleitorado, não descartou a contratação. Luxa veio a pública e chutou o pau da barraca, corroborado pelo Vice de futebol. Adriano ainda tentou com uma entrevista aproximar os laços, mas a diretoria ignorou os pedidos da torcida. Adriano perdeu a paciência e seguiu a sua vida. Mais do que normal.
Algumas comparações desse caso com o de Ronaldo já aparecem. Só mentes doentes podem pensar assim. São coisas totalmente diferentes. O leitor mais atento desse blog já conhece muito bem minha visão sobre o caso Ronaldo, sabe o que penso e não cabe aqui repetição destes argumentos. Adriano nos ajudou com o BR 2009, nos deu uma porrada de problemas em 2010 e saiu seduzido pela grana européia. Direito dele. Adriano e Flamengo não devem nada um ao outro. O Flamengo não tinha obrigação nenhuma de oferecer o que quer que fosse ao Adriano, como o jogador declarou. Adriano não tem obrigação nenhuma de esperar que o Flamengo lhe procure. Gostaria que ele voltasse para o Fla porque a sua posição é carência de nosso elenco. E porque acho o cara acima da média, identificado, enfim... Acho que a diretoria e seu Luxa deram mole. A pressão nos atacantes do elenco vai ser enorme.
Torço para que o Adriano se recupere como jogador e que resolva seus problemas fora do campo. Se conseguir isso volta para a seleção.
A massa tem que se acalmar, já perdemos o ZICO três vezes e ninguém morreu por isso. Tenho a impressão que esse até breve do impera não vai durar muito...

Mudando radicalmente de assunto, considero a postura do Flamengo acertada em relação a ruptura com o Clube dos 13. A entidade dormiu de 1987 até agora e não lutou pelo reconhecimento de competição que organizou e que o São Paulo, clube que recebeu a Taça das Bolinhas, referendou. A CBF conseguiu o que queria, criar atrito entre Flamengo e São Paulo. Diante da postura do clube paulista, o Flamengo não poderia fazer diferente. Também acho certa a posição de negociar individualmente com as televisões as cotas de transmissão do campeonato do brasileiro, outra conseqüência do rompimento com o Clube dos 13. A grande imprensa que questiona essa atitude se esquece de mencionar que a entidade citada acima é hoje quintal do São Paulo, clube que se mostra arrogante e pretensioso demais. Essa guerra fria entre Fla e Sampa não vai ser boa para o futebol brasileiro, mas acredito que a negociação com as televisões sem o intermédio do C13 renderá mais frutos ao Fla.
A famigerada taça das bolinhas que é do Flamengo por mérito esportivo gerou a briga entre os clubes. O São Paulo rasgou tudo o que assinou quando a recebeu. Seu presidente declarou que iria se deliciar com a taça. Acho que o Flamengo deve desistir disso tudo. Vindo de um tricolete, vocês podem imaginar as coisas que ele andou fazendo com o troféu.

Um comentário:

Guilherme Moura disse...

Bem professor, o caso Ronaldo e o do Adriano são totalmente diferentes sim. Mas o grande X da questão é esse "profissionalismo" de hoje em dia. O negócio é sugar. Dos dois lados. O jogador em baixa usa o clube pra aparecer de novo e, o clube em baixa usa e abusa de um cara com muitos problemas fora de campo para ganhar uma taça. A Diretoria do Flamengo não esteve nem aí para o extra-campo de Adriano enquanto os gols saíam. Nada diferente do que a diretoria do Timão fará se Adriano voltar a fazer gols e encher a cara a semana toda.
Esse cara vai ter que ralar muito pra jogar no Corinthians, pq senão a pressão sobre ele vai ser grande. A diretoria talvez seja omissa, mas a torcida não vai perdoar. Eu não queria ele no Timão, mas já que vai, só me resta torcer para que ele dê a volta por cima e faça muitos gols.
Sobre esse rolo do Clube dos 13, ainda teremos muitos capítulos. Pra mim é mais que legítimo 2 ou mais canais transmitirem jogos de diferentes times, em horários diferentes. Melhor para o torcedor. Mas o monopólio tem que existir para a CBF e a "TV amiga". O imbróglio vai parar na Justiça com certeza!!!!