segunda-feira, 21 de março de 2011

Japão!

Tragédias naturais acontecem desde que o mundo é mundo. Algumas são possíveis de se prever e isso pode diminuir seus estragos, outras não dão sinal algum de que vão acontecer. Os terremotos são ainda um grande mistério para cientistas. Evidente que todos sabemos por que eles acontecem, a questão é quando. Impossível saber quando a terra irá tremer e nem qual a intensidade do tremor.
Mesmo um país preparado pouco pode fazer quando um grande tremor de terra acontece. Vejamos o caso do último grande terremoto do Japão. Japão é um país acostumado e preparado para enfrentar tudo quanto é tipo de adversidade natural. Ainda assim os estragos dessa última tragédia são enormes.
Reportagem produzida pela ESPN durante a Copa do Mundo de 2002 e reprisada agora mostrou entrevista com especialista em terremotos japonês. Entre outras coisas o entrevistado falou que mesmo com todo o preparo do país, um grande tremor iria ocorrer e que aproximadamente seis mil pessoas iriam perder suas vidas. Disse ainda que poderia ocorrer a qualquer momento, em um dia, uma semana, dez anos... A única certeza é que aconteceria.
O tremor do último dia 11 poderia ter sido descrito na Bíblia. A terra treme, o fogo se espalha por alguns lugares, o mar invade a terra e o ar fica contaminado. Tudo de uma vez só...
O grande preparo japonês evitou que a tragédia fosse ainda maior, ainda assim não foi possível conter o desastre nuclear. Agora o mundo todo repensa a utilização dessa tecnologia para obtenção de energia. Antes tarde do que nunca.
Fico muito chateado quando esse tipo de coisa acontece. Nem acompanho mais o noticiário. Parece-me que as notícias que estão por vir não serão nada boas. Os desparecidos em sua maioria vão engrossar as filas de mortos e a questão nuclear não deve estar sendo divulgada com exatidão.
Não sei se adianta alguma coisa, rezo e torço para que o Japão se recupere logo de tudo isso. Com certeza boa parte do que foi destruído por lá vai estar de pé antes que metade das obras da Copa de 2014 fiquem prontas por aqui.
Coisas assim fogem do controle humano, não há o que se fazer. Em outros fatos que temos o controle quase que total das situações não conseguimos tomar a melhor decisão. A guerra na Líbia está a todo vapor. Será que alguém ainda olha por nós?

Nenhum comentário: