quinta-feira, 13 de maio de 2010

Pra frente, Brasil!

Um dos assuntos da semana foi a convocação da seleção brasileira que irá disputar a Copa do Mundo da África do Sul. Para minha surpresa, a imprensa não crucificou Dunga. Confesso que admiro o treinador e muitas de suas idéias sobre futebol são minhas também. Essa admiração, que existe desde seus tempos de jogador, me deixa bem tranqüilo para tecer algumas críticas. A primeira delas é a falta de variação na forma de jogar. Esse esquema de sair um jogador e entrar outro com as mesmas características não me agrada. Em um momento de dificuldade essa tática pode não funcionar.
O técnico da seleção pode fazer o que quiser. Três zagueiros, vários atacantes. É só escolher o esquema tático é treinar. A qualidade dos jogadores é indiscutível. O que se pode discutir é a fome que esses jogadores demonstram. O que falar do Adriano. Talento e força desperdiçados. Melhor um cara com menos talento, mas que esteja disposto a comer grama.
Vamos aos escolhidos e a alguns breves comentários.
Goleiros: Julio César (Inter de Milão), Gomes (Tottenham), Doni (Roma). Muitos acham o Ceni injustiçado. Eu não. A lista poderia ter outros nomes, mas Júlio César é indiscutível. Se ele não puder jogar, passaremos por dificuldades. Não confio nos outros dois. Alguns bons goleiros ficaram de fora. O lance é torcer para o titular não apresentar problemas.
Laterais: Maicon (Inter de Milão), Daniel Alves (Barcelona), Michel Bastos (Lyon), Gilberto (Cruzeiro). Pela direita não tem papo. Estamos bem servidos. Sem falar que Dani Alves pode jogar em mais posições. A lateral esquerda parece ser o maior problema da seleção. Michel Bastos e Gilberto não vêm jogando na posição. Faltou coerência na convocação. Pra convocar quem está fora de posição, leva o Marcelo que pelo menos joga pela esquerda. Problema nesse setor.
Zagueiros: Lúcio (Inter de Milão), Juan (Roma), Luisão (Benfica), Thiago Silva (Milan). A zaga parece muito boa. A parte defensiva da seleção é muito segura. Os nomes são bons. Não vejo injustiça no setor.
Volantes: Felipe Melo (Juventus), Gilberto Silva (Panathinaikos), Josué (Wolfsburg), Kleberson (Flamengo). É o setor mais criticado. Gilberto Silva tem idade avançada e pode não agüentar o ritmo de sete jogos em um mês, mas é homem da confiança do treinador e cumpre bem seu papel de defensor, era nome certo na lista. Felipe Melo não joga bem há muito tempo em seu clube, mas na seleção ganhou a posição em campo. Joga bem na seleção. Josué é o reserva de Gilberto e também conta com a simpatia do treinador, não me parece nome para Copa. Kleberson é inexplicável, não joga nada, não merece mesmo. Ainda mais com as convocações de Elano e Ramirez que podem atuar na mesma posição. Levaria PH Ganso nessa vaga.
Meias: Ramires (Benfica), Elano (Galatasaray), Kaká (Real Madrid), Julio Baptista (Roma). Tirando Júlio Baptista, todos são bons nomes. Os dois primeiros jogam em mais posições, o que é importante em um mundial. Dependemos de Kaká para ir bem, se ele jogar teremos chances de vencer. Se “picar o fumo”, fud**. A verdade é que falta talento no meio, um cara que possa decidir o jogo em um lance. Isso só não faz falta para Alemanha e Itália.
Atacantes: Robinho (Santos), Luis Fabiano (Sevilla), Nilmar (Villarreal), Grafite (Wolfsburg). Robinho é nome de confiança de Dunga e tem um bom jogo, era nome certo. Nilmar e Grafite não me agradam, mas parecem bons nomes. Com o Adriano de sacanagem, não tinha como levar. Luiz Fabiano é o camisa 9. Dependemos dele. Ganhou a posição nas chances que teve. Sempre foi bem na seleção, mas vem de temporada irregular. A geração de atacantes não é das melhores. Azar do Dunga, de Luis Fabiano e nosso. Do Dunga de não ter nomes melhores para testar. De Luis Fabiano por ter que substituir Ronaldo, Romário e Careca, só pra não ir muito longe. E nosso que vamos ter que sofrer vendo o ataque convocado jogar. Sempre dependemos do ataque e sempre tivemos caras que decidiam os jogos. Agora será diferente, os relacionados são bons jogadores, mas não tem talento para decidir jogos como seus antecessores.
Reservas: Alex (Chelsea - zagueiro), Carlos Eduardo (Hoffenheim - meia), Ronaldinho Gaúcho (Milan - atacante), Sandro (Internacional - meia), Ganso (Santos - meia), Marcelo (Real Madrid - lateral) e Diego Tardelli (Atlético-MG – atacante). A lista de reservas foi bem escolhida. Acho que nunca tanta gente torceu por uma contusão, se isso ocorrer, um desses será chamado.
Em toda essa lista, só mudaria três nomes. Levaria Neymar no lugar de Michel Bastos. Faria isso porque Dani Alves pode fazer a função em caso de emergência. Convocaria Marcelo na vaga de Gilberto. E para o lugar de Kleberson levaria PH Ganso. Só isso. Ainda assim, não vejo nenhuma injustiça. Nomes como Adriano, Ronaldinho Gaúcho, Roberto Carlos e Gordo Traíra não jogaram bola para disputar a Copa. Os dois primeiros fizeram de tudo para não jogar.
A verdade é que a partir de agora os convocados são os caras. Para eles que vamos ter que torcer e não custa nada apoiar. Boa sorte aos convocados, eles vão precisar.
Que venha o Hexa!!!

P.S.: O Flamengo mandou muito mal ontem. Não entrou em campo. O gol no fim da uma esperança, mas vai ser perrengue total. Eu acredito ainda. Vai pra cima deles, Mengo!

2 comentários:

Unknown disse...

Concordo em todos os pontos professor...Principalmente que ainda dá p Mengão!!!Vamos p cima deles Mengo!!!

Guilherme Moura disse...

Professor, assino embaixo em quase td que vc disse. Só não concordo quanto ao Nilmar e ao Grafite. Acho que o Nilmar é mto bom jogador. Finaliza bem e é rápido. O Grafite tb é bom jogador. Até levaria o Tardelli, mas confio no Grafite. Mudaria algumas peças tb. Kléberson(Hernanes), Josué(Ganso), Doni(Rogério Ceni) e Michel Bastos(Roberto Carlos). O Gilberto eu até aceito. Ontem ouvi um comentário no Arena e até concordei. Ele foi convocado pq pode jogar de meia(não é lá grande coisa). Se der uma zebra no kaká, o Dunga vai pensar nele para a posição.